Consciência negra: projeto visa a unificação das raças.

Consciência negra: projeto visa a unificação das raças.

Hip Hop - Mimbó | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Terminou agora há pouco a culminância do projeto intitulado ?I Festival de Cultura Afro-brasileira? do Educandário Menino Jesus que teve como lema ?A unificação das raças?. Um projeto que durou uma semana e visou desde a sua elaboração a redução das diferenças raciais na sociedade a partir da conscientização do seu corpo discente.

Hoje, 20, dia da consciência negra, alunos, pais, mestres, funcionários da unidade escolar e a comunidade dedicaram diversas atividades temáticas alusivas à data. Dentre as atividades foram realizadas: uma oficina de dança (grupo estilo); Nêga Mariana (São Francisco do Maranhão); O hip hop do Mimbó, mesclando as habilidades da cultura afro com um dos mais envolventes ritmos da atualidade; grupo de dança afro-dance (Educandário); oficina de penteado de criação da Professora Paula, apresentando uma criatividade secular entre os afro-descendente etc.

Considerou-se relevante na luta contra o preconceito um grupo de atores de 7ª e 8º séries que apresentou uma peça teatral intitulada ?Isso é racismo? sob a coordenação e responsabilidade da Professora Josilene. A peça levou ao público presente os efeitos de uma visão preconceituosa, suas causas e as consequências na sociedade. De forma inversa, do que normalmente traduz a realidade, a peça relatou fatos evidentes de discriminação contra pessoas de cor branca. O propósito foi esclarecer que preconceitos também existem quando se discrimina pela cor da pele, mas que a superação existe quando a vítima busca reduzir a partir dos próprios conceitos o complexo de inferioridade.

Máscaras africanas foram confeccionadas através de técnicas afro com o uso de ataduras engessadas, papel machê e jornal molhado causando um efeito inovador, apesar de ser um processo secular.

A escola contou também com a criatividade do coreógrafo Janilson (tuquinha), que fortemente colaborou para a sincronia dos passos nas apresentações dos grupos de dança.

CONFIRA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES