Coordenadora do Coletivo de Mulheres visita produtoras de cajuína, em Amarante

Coordenadora do Coletivo de Mulheres visita produtoras de cajuína, em Amarante

Encontro de entidades | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo de Mulheres Nova Esperança, da comunidade Dois Coqueiros, em Amarante, que trabalha com a industrialização de caju, recebeu na manhã de hoje(15) a visita de Maria José, coordenadora geral do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, de Teresina(PI), entidade que tem como propósito gerar fontes alternativas de renda a mulheres trabalhadoras rurais, no Piauí.

O propósito da visita é fortalecer o vínculo com os parceiros do grupo de mulheres produtoras da comunidade, realizar uma avaliação dos trabalhos internos e solidificar a relação externa visando a comercialização dos produtos e a divulgação das atividades do grupo.

Uma das dificuldades apontadas pelas mulheres da comunidade foi a escassez de caju este ano para a produção dos seus derivados. Quanto a isso, a coordenadora afirma haver uma solução. ?Devemos trabalhar o plantio do caju anão, cuja produção acontece durante todo o ano.?

A coordenadora ficará no município até amanhã. Segundo ela, a solução está no caminho a ser seguido: concretizar uma parceria com uma cooperativa, a exemplo da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Amarante (COMAFA). Os entendimentos se solidificaram na manhã de hoje, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante. O encontro se deu entre Maria José, coordenadora geral do Coletivo de Mulheres; Maria do Carmo, presidente da associação da comunidade Dois Coqueiros; Ângela Maria, presidente do STR; e Leomar Duarte, presidente da COMAFA.

Maria José acredita que, para maior e melhor comercialização, é necessário o fortalecimento da mulher produtora enquanto empreendedora; Ângela Maria diz que o STR, nessa missão, vai se configurar como parceiro; enquanto Leomar Duarte assegura que a parceria será é um grande passo, tanto para a COMAFA quanto para o grupo de produtoras da comunidade.

Nesse cenário de atuação do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, classificam-se como parceiros o Sebrae, Semar, Brück Le Pont (empresa Suíça), Emater, STR"s, Igreja Católica e Prefeituras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES