Divida de assentados: linha de reestruturação produtiva do Pronaf pode ser a solução

Divida de assentados: linha de reestruturação produtiva do Pronaf pode ser a solução

Crise nos assentamentos | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma linha de reestruturação produtiva do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi criada pelo governo federal para recuperar a capacidade de pagamento da agricultura familiar financiando as dívidas do setor. A oportunidade anima aos assentados de Amarante que buscam uma forma de superação das dificuldades contraídas pela crise que os acompanha.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, anunciou na tarde do último dia 26, em reunião, a criação de uma linha de crédito especial. A realidade de vários municípios brasileiros, a exemplo de Amarante, é que ao longo dos anos, muitos assentados não conseguiram liquidar os débitos contraídos junto às instituições credoras como o BNB e Crédito Fundiário.

De acordo com a proposta do governo, o agricultor pode resolver sua situação acessando até R$ 20 mil, com juros de 2% ao ano e sete anos para pagar. Ao mesmo tempo ele também tem garantido o seguro agrícola e está protegido da variação de preços pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). "O objetivo é garantir que o agricultor possa pagar dívidas antigas, fique adimplente e acesse novas linhas de crédito do Plano Safra 2011/2012", resumiu o ministro.

O assunto será alvo de discussão na audiência pública que acontecerá na Câmara de Vereadores em Amarante, possivelmente em novembro. O evento reunirá os assentados do município que juntos com o Crédito Fundiário, PCPR, BNB, INCRA, entre outros, colocarão em pauta a dificuldade dos assentamentos e a preocupação do governo federal em relação ao assunto. A expectativa é que sejam apontados indícios de solução para as dificuldades dos devedores do setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES