Edivaldo Ferreira (Bobô) tem indeferida a sua candidatura a vereador; confira a sentença!

Edivaldo Ferreira (Bobô) tem indeferida a sua candidatura a vereador; confira a sentença!

Edivaldo Ferreira Lima | Justiça Eleitoral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Protocolo n.º 46.624/2012

Proc. N.º 134-76.2012.6.18.0008

REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATURA - 

Requerente: PSD - Partido Social Democrático

Candidato: EDVALDO FERREIRA LIMA 

SENTENÇA

Vistos, etc...

O Partido Social Democrático, devidamente qualificado nas fls. 02, por intermédio de seu de seu representante legal, requereu, na data de 06/8/2012, substituição do candidato Valmir Ferreira Lima que renunciou ao cargo de vereador por EDVALDO FERREIRA LIMA, também qualificado nas fls. 02.

Instruiu o pedido com os documentos de fls. 03/16.

Posteriormente ao pedido de registro, o candidato apresentou prova de desincompatibilização nas fls. 21/22.

Publicado edital do pedido da substituição a registro de candidatura, não houve impugnação de quaisquer dos legitimados (Certidão de fls. 23).

Certidão de fls. 23 informando que a documentação apresentada pelo candidato está regular, com ressalva a intempestividade da desincompatibilização.

Em parecer, o Ministério Público Eleitoral opinou pelo indeferimento do pedido da substituição.

Vieram os autos conclusos. Passo à decisão.

Trata-se do Requerimento de Registro de substituição de candidato ao cargo de vereador formulada pelo PSD - Partido Social Democrático em prol de EDVALDO FERREIRA LIMA, ao Cargo de Vereador, com o número 55111.

Não obstante tratar-se de Policial Militar que postula o cargo de vereador é de se aplicar o princípio da isonomia e paridade com o servidor público civil, vez que a legislação ao tratar do caso de inelegibilidade, excepciona apenas as autoridades policiais que ocupam funções de comando, estipulando diferentes prazos de desincompatibilização para a disputa de cargo de prefeito e vice-prefeito, bem como para o cargo de vereador, qual seja, 4 (quatro) e 6 (seis) meses, respectivamente.

Prescreve o Art. 1º, II da Lei Complementar 64/90: 

Art. 1º São inelegíveis: 

I - (¿);

II - Para Presidente e Vice-Presidente da República:(...)

I) os que, servidores públicos, estatutários ou não, dos órgãos ou entidades da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos Territórios, inclusive das fundações mantidas pelo Poder Público, não se afastarem até 3 (três) meses anteriores ao pleito, garantido o direito à percepção dos seus vencimentos integrais; (¿)

IV - para Prefeito e Vice-Prefeito: (¿);

c) as autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no Município, nos 4 (quatro) meses anteriores ao pleito;

VII - para a Câmara Municipal:

a) no que lhes for aplicável, por identidade de situações, os inelegíveis para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados, observado o prazo de 6 (seis) meses para a desincompatibilização;

b) em cada Município, os inelegíveis para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, observado o prazo de 6 (seis) meses para a desincompatibilização.

No tocante aos demais militares é de se aplicar o princípio da isonomia com os demais servidores, cujo prazo aplicável para fins de afastamento para o exercício de cargo eletivo é o de 3 (três) meses antes do pleito para fins de desincompatibilização das funções exercidas no município para a candidatura ao cargo de vereador.

Compulsando os autos verifica-se que o candidato, pretendendo substituir seu irmão que renunciou, apenas apresentou prova de desincompatibilização com data de protocolo junto à repartição militar no dia 07/8/12 (fls. 22), um dia após o pedido de substituição de candidatura, e muito aquém do prazo mínimo de 3 (três) meses antes do pleito.

Não é demais asseverar que o militar não poderá ser filiado a partido político, nos termos da Constituição Federal. Em análise detida dos autos, verifica-se que há irregularidade na filiação do pretendente à substituição, vez que é filiado ao PSD desde 03/10/2011 conforme se depreende nas Certidão de fls. 12.

Assim, preceitua o Art. 142, V da Constituição Federal:

Art. 142. (¿) 

V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;

Inobstante a irregularidade de filiação não ser o motivo, por si só, da irregularidade do pedido, sendo apenas infração disciplinar do âmbito da corporação militar, ainda assim, o pleiteante tem que observar o prazo de afastamento nos limites previstos na legislação eleitoral, sendo inelegível por não ter se desincompatibilizado no prazo previsto na legislação eleitoral.

Apesar de tratar-se o feito de um pedido de substituição de candidatura, ainda assim o requerente tem que preencher os requisitos mínimos necessários para ter deferido seu pedido de registro. Traz-se à baila decisão do TSE que, ao tratar de pedido de substituição, senão vejamos:

"RECURSO ESPECIAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. SUBSTITUIÇÃO. SERVIDOR PÚBLICO. DESINCOMPATIBILIZAÇÃO. O CANDIDATO SUBSTITUTO NÃO ESTÁ DISPENSADO DE CUMPRIR OS PRAZO DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, COMO FIXADOS NAS NORMAS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS DE REGÊNCIA DA MATÉRIA. RECURSO NÃO CONHECIDO" (RESPE - 13648 - Acórdão n. 13648 - GO. Publicado em sessão, Data, 11/11/1996. Rel. José Francisco Rezek. Publicação RJTSE - Revista de Jurisprudência do TSE, Volume 8, Tomo 4, página 212).

Assim sendo, não havendo cumprido o prazo mínimo de desincompatibilização, não há como prosperar a pretensão do requerente. 

ISTO POSTO e no mais do que nos autos constam, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, nos termos dos Arts. 11, § 7º da Lei n.º 9.504/97, do Art. 47, da Resolução TSE N.º 23.373/2011 INDEFIRO o Requerimento de Registro de Candidatura - RRC de EDVALDO FERREIRA LIMA, proposta pelo PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD.

Publique-se nos termos do Art. 52 da Resolução TSE n.º 23.373/2011.

Intimem-se o representante do Ministério Público Eleitoral.

Amarante (PI), 15 de agosto de 2012.

Dr. NETANIAS BATISTA DE MOURA

Juiz Eleitoral da 8ª Zona



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES