Escolas estaduais realizam eleições para definirem seus diretores

Escolas estaduais realizam eleições para definirem seus diretores

Processo de votação | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Educação estadual passou por uma reforma em seu quadro de diretores nas escolas amarantinas. Ontem aconteceram as eleições para definir os novos diretores das unidades escolares. A votação se deu a partir das 08h00min e prosseguiu até as 22h00min. Tudo transcorreu na mais perfeita harmonia num clima de descontração e seriedade que envolveu o trabalho dos mesários, fiscais e funcionários das escolas.

A eleição, segundo a secretária da comissão eleitoral escolar da UE Eduardo Ferreira, Joana Batista, é uma luta da categoria que obteve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Piauí, para a sua implantação. ?Antes a diretora era escolhida ou nomeada pelo secretário estadual de administração, pelo governador, ou líder político; hoje, depois desta conquista, o processo se dá através de um processo democrático, ou seja, com o voto direto dos funcionários e demais membros da escola e da comunidade?, reforça.

Segundo a professora, têm direito a votar: funcionários da escola, pais de alunos, alunos a partir de 12 anos e alunos menores de 12 anos que estejam cursando a 6ª série; e tem direto a ser votado: O funcionário que se candidatar registrando a chapa no período de inscrição, portando toda a documentação para tal fim e inclusive a escolaridade do funcionário que deve ser de nível superior.

A Unidade Escolar Eduardo Ferreira foi a única escola em Amarante com duas candidatas: Socorrinha Almeida e Carmem Célia. A escola com isso deixou claro o processo democrático de escolha de seus dirigentes.

A contabilização dos votos pela comissão eleitoral escolar definiu no mesmo dia os resultados das eleições em cada escola. Possivelmente estaremos divulgando a qualquer momento, em nossa coluna, os resultados.

MAIS FOTOS:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES