Está empossado Diego Teixeira, novo prefeito de Amarante

Está empossado Diego Teixeira, novo prefeito de Amarante

Juramento durante solenidade de posse | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um ano, três meses e 15 dias na gestão pública do município no seu segundo mandato, Luiz Neto (PSD), por determinação da Justiça Eleitoral, deixa o executivo municipal e o advogado Diego Teixeira(DEM) assume cargo de prefeito de Amarante. Na ocasião, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Pereira de Matos (PT).

A solenidade de posse aconteceu nesta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 19h30, com a presença da sociedade civil, de partidos aliados e de simpatizantes da coligação Unidos para Mudança, que teve à frente o candidado a prefeito nas eleições de 2012, Dr. Agenor de Almeida Lira.

O processo possui mais de 12 mil páginas em mais de 40 volumes. Dentre outros processos que o ex-prefeito Luiz Neto e seu vice respondem está o Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) e a Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME), este último, transcorre em segredo de Justiça.

Tendo em vista a farta compra de votos, o abuso de poder público, político e econômico, Dr. Agenor Lira, antes visto como derrotado, afirma que passou a ter confiança na Justiça. ?Esse foi o despertar. O amarantino também passou a acreditar na Justiça e na nossa Amarante e, consequentemente, vai acreditar nos nossos administradores.?

?Esse processo que cassou o mandato do ex-prefeito Luiz Neto é uma prova de que a Justiça funciona. É uma certeza que passamos a ter na hora de votar e na hora de se relacionar com a classe política. Essa relação tem que ser pautada pela ética e pela sinceridade. A justiça entendeu que as regras do jogo não foram seguidas e cassou os mandatos de Luiz Neto e Clemilton Queiroz?, afirmou o advogado da coligação requerente, Dr. Daniel Oliveira, ao anunciar que nos próximos dias será definida a data da nova eleição no município.

Dr. Talmir Rodrigues ratifica afirmando que Justiça foi feita. ?O principal ponto é que a gestão municipal ou o gestor público não pode usar a máquina pública como instrumento de compra de votos. Na Justiça as novas decisões são pautadas na transparência da gestão pública e nenhum gestor pode utilizar de forma discarada, maliciosa e aproveitadora de uma necesidade do povo para tentar atrai-lo para votar nele.?

Questionado sobre a possibilidade do prefeito Diego Teixeira ser o seu vice nas próximas eleições municipais, Dr. Agenor foi rápido na resposta. ?Com certeza será o melhor vice para mim para, juntos, formarmos uma chapa. Diego é um jovem trabalhador e eu me vejo como um administrador sério e capaz de enxergar longe. Die go e eu nos completamos?, disse Dr Agenor.

A novidade foi recebida com satisfação por Diego Teixeira. ?Não havendo impossibilidades legais de formar chapa com Dr. Agenor, ser candidato a vice me deixará muito satisfeito?, disse ele.

Apesar de estar interinamente na condição de prefeito, Diego Teixeira, diz que o momento é de pensar no melhor para Amarante. ?Eu estou emocionado. A responsabilidade é muito grande! Nós estamos cumprindo esse mandato judicial por um período de transição à frente da Prefeitura Municipal de Amarante. Mas o sentimento da população que é de esperança, de mudança, de melhorar e de desenvolver Amarante é o mesmo sentimento que eu tenho: trabalhar incansavelmente, sempre buscando o melhor para a nossa terra e para o nosso povo?.

O prefeito empossado ratificou um dos seus argumentos defendidos na Tribuna do Legislativo enquanto presidente da Câmara ao longo de mais de um ano. Segundo ele, faz-se necessária a valorização do comércio local a partir da zona rural. ?Temos que desenvolver o comércio local. Amarante é muito pouco aproveitada, apesar dos três rios que temos. O que considero inconcebível é que tudo o que consumimos é importado, isso precisa mudar.?

Uma das maiores carências do município está na Educação, é o que diz o novo prefeito ao defender que o momento é de compromisso. ?Eu sempre aprendi a ter responsabilidade. Isso foi ensinado a mim desde cedo. Essa responsabilidade vou levar para a prefeitura de Amarante. No momento, o sentimento é de vitória, pois nós nos sentimos lesados quando perdemos as eleições por 54 votos por meio das provas do abuso do poder econômico.

FOTOS PRODUZIDAS POR LEOMAR DUARTE E DENISON DUARTE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES