Sucesso na produção de cajuína incentiva criação de cooperativa

Sucesso na produção de cajuína incentiva criação de cooperativa

Cajuína produzida na comunidade Dois Coqueiros | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação da Comunidade Dois Coqueiros completou nos últimos dias o processo de fabricação de produtos derivados do caju como a Cajuína ? totalmente natural (sem álcool e sem adoçantes), o doce, o pudim, etc.

A fabricação da cajuína, considerada o melhor produto industrializado na região, se deu através de um curso cuja prática resultou na produção de centenas de litros do suco que serão comercializados em excelente qualidade e sem conservantes. O Curso, ministrado por Francisco Terto - Técnico do Emater de Amarante, despertou o desejo nos associados pela formação de uma cooperativa que irá utilizar a fruta proveniente de terras próprias.

Hoje, de toda a produção da agricultura familiar, o governo compra 30%, para a merenda escolar através do PNAE ? Programa Nacional de Alimentação Escolar, tornando-se, portanto, um mercado garantido, pois a cajuína, onde existir, será comercializada para o consumo imediato, afirma Francisco Terto.

O processo se dá da seguinte forma: as escolas recebem o recurso do governo, elas procuram o EMATER

e nós informamos onde está o produto, reforça.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Emater, realizará um trabalho de orientação sobre a comercialização dos produtos fabricados na associação que são derivados do caju.

O Emater tem o papel de chegar até ao interior distribuindo e transferindo conhecimentos a essas pessoas que residem em áreas mais distantes da zona urbana, como é o caso da comunidade Dois Coqueiros buscando, com isso, melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores, diz Maria das Dores, Supervisora Geral do Emater da região de São Pedro.

FOTOS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES