Fotos do majestoso Rio Parnaíba - Parte 2

Fotos do majestoso Rio Parnaíba - Parte 2

Morro da Arara | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

...num momento formidável, Raimundo Luís Cutrim, Heliane Costa e eu, Denison Duarte, realizamos um percurso de aproximadamente 30 km nas águas do Rio Parnaíba e resolvemos compartilhar com você, internauta, algumas cenas encantadoras. Venha para a mais atraente sensação de bem estar num ambiente paradisíaco. Você que, assim como nós, é fascinado pelos encantos que o nosso rio proporciona, sinta-se conosco nesta viagem.

Uma das maiores fontes inspiradoras do amarantino, Da Costa e Silva, o caudaloso Rio Parnaíba, incita desejos, sonhos, alentos, delírios e encantos.

Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação

Trecho do Hino do Piauí (Letra: Antonio Francisco Da Costa e Silva/ Música: Firmina Sobreira Cardoso)

Confira a seção de fotos que fizemos e um pouco da história do nosso velho Monge, Rio Parnaíba.

O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de 700 metros, da confluência principalmente de três cursos d"água: o Água Quente na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra no Piauí.

Percorrendo cerca de 1.850 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico, ao longo de todo o seu curso serve de divisa entre os Estados do Piauí e do Maranhão. Compreende três cursos: o Alto Parnaíba, o Médio Parnaíba e o Baixo Parnaíba. Na altura da cidade piauiense de Guadalupe, no Médio Parnaíba, forma a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a Usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema CHESF.

Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes estão no estado do Piauí: Gurguéia,Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.

Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico. Informações e passeios no Delta do rio Parnaíba.

A bacia do rio Parnaíba é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, abrangendo quase totalmente o estado do Piauí, parte do Maranhão e uma pequena área do Ceará, totalizando 344.112 km².

O Rio Parnaíba é o principal da região.

Apesar de o bioma predominante na bacia ser a Caatinga, esta é uma região de transição entre a Caatinga, a Floresta Tropical e a vegetação litorânea.

O maior adensamento urbano da região é a capital piauiense de Teresina. Toda a região é caracterizada por índices críticos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de esgotos. A escassez hídrica é historicamente apontada como causa do atraso econômico e social da região.

Compõe junto com a bacia do Paraná e a do Amazonas, as três maiores bacias sedimentares brasileiras.

MAIS FOTOS ABAIXO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES