Grupo de dança do Quilombo Mimbó recebe o 2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras

Grupo de dança do Quilombo Mimbó recebe o 2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras

Mimbó | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo de dança Quilombo Mimbó, de Amarante, foi selecionado para receber, nessa segunda feira (7), o 2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Rio de Janeiro. Ao todo, 20 projetos culturais que refletem a arte matriz africana de Norte a Sul do Brasil foram premiados, são dez trabalhos em artes visuais, cinco de dança e cinco de teatro.

A iniciativa é do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Palmares, e com patrocínio da Petrobras. O projeto piauiense e de mais quatro estados irão receber R$ 80 mil, cada. O valor total da premiação é de R$ 1,1 milhão em prêmios para utilização na montagem e execução das produções culturais. O prêmio é uma oportunidade de os grupos artísticos terem acesso a mais recursos para que possam continuar trabalhando.

A iniciativa do projeto é dar mais visibilidade aos artistas afro-brasileiros no país. Segundo a representante do Cadon, Ruth Pinheiro, a maioria deles não é reconhecida pelo trabalho que faz. ?é um prêmio que reconhece a qualidade do trabalho desses artistas, a maioria tem dificuldade de trabalhar com arte e acabam fazendo dela um projeto em segundo plano?, disse.

Criado há dois anos e formado por 20 integrantes e cerca de 100 colaboradores o grupo de dança Quilombo Mimbó é um dos maiores representantes da cultura afrodescendente no Estado. O quilombo piauiense já havia sido premiado anteriormente pela Fundação Palmares.

Fonte: cabecadecuia.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES