Homenagem alusiva ao 19 de outubro, dia do Piauí.

Homenagem alusiva ao 19 de outubro, dia do Piauí.

189 anos de independência | Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Numa homenagem alusiva ao dia do Piauí, comemorado hoje (19), o portal Meio Norte em Amarante leva aos internautas um breve resumo da sua história e dos fatos que marcaram a sua colonização.

- 189 ANOS DE INDEPENDÊNCIA -

Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Piauí, era povoada por índios de diferentes tribos. Há a estimativa de que na época da colonização, existiam cerca de 150 tribos no território do Piauí. O extermínio dos índios é o grande obstáculo para que se possa afirmar com precisão quais eram essas tribos. Sabe-se que na região, existiam índios Tremembés, Pimenteiras, Gueguês, Gamelas, Jenipapos, Guaranis, Cabuçus, Muipuras, Aitatus e Amoipirás, entre as demais tribos que foram dizimadas.

Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Em 1961, instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado os colonos que vieram da Bahia e do interior de São Paulo (Bandeirantes). O primeiro povoado logo foi elevado à categoria de vila, com o nome de Mocha, quando se transformou em cidade, a vila Mocha passou a ter o nome de Oeiras. Outras levas de colonos vieram do Maranhão e do Ceará, com o objetivo de desenvolver a atividade pecuária na região, o que resultou no rápido desbravamento do território.

Merece destaque a história do sesmeiro Capitão Domingos Afonso Mafrese ? Domingos Sertão. Ainda no século XVII, o capitão fundou trinta fazendas de pecuária, tornando-se o fazendeiro que mais prosperou na região. Deixou suas fazendas, após sua morte, para os padres da Companhia de Jesus, que desenvolveram ainda mais esse patrimônio, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de toda a região nordeste, abastecido pela sua produção, em meados do século XVIII. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, as fazendas entraram em declínio.

O Piauí tornou-se uma capitania em 1811, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outros movimentos que agitaram o Piauí foi a Balaiada, insurreição de cunho popular e social iniciado no Maranhão, e a Confederação do Equador.

A partir de 1852, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Oeiras. Após a proclamação da republica, a política da região se estabilizou. No entanto, o desenvolvimento socioeconômico do estado é lento, em comparação com os estados vizinhos.

Referências:

PIAUÍ. Governo do estado do Piauí. Disponível em: http://www.pi.gov.br/piaui.php?id=1

HISTÓRIA DO PIAUÍ. Disponível em: http://www.brasilturbo.com.br/piaui/historia.htm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES