Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Homenagem alusiva ao 19 de outubro, dia do Piauí.

Homenagem alusiva ao 19 de outubro, dia do Piauí.
189 anos de independência | Internet
Compartilhe

Numa homenagem alusiva ao dia do Piauí, comemorado hoje (19), o portal Meio Norte em Amarante leva aos internautas um breve resumo da sua história e dos fatos que marcaram a sua colonização.

- 189 ANOS DE INDEPENDÊNCIA -

Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Piauí, era povoada por índios de diferentes tribos. Há a estimativa de que na época da colonização, existiam cerca de 150 tribos no território do Piauí. O extermínio dos índios é o grande obstáculo para que se possa afirmar com precisão quais eram essas tribos. Sabe-se que na região, existiam índios Tremembés, Pimenteiras, Gueguês, Gamelas, Jenipapos, Guaranis, Cabuçus, Muipuras, Aitatus e Amoipirás, entre as demais tribos que foram dizimadas.

Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Em 1961, instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado os colonos que vieram da Bahia e do interior de São Paulo (Bandeirantes). O primeiro povoado logo foi elevado à categoria de vila, com o nome de Mocha, quando se transformou em cidade, a vila Mocha passou a ter o nome de Oeiras. Outras levas de colonos vieram do Maranhão e do Ceará, com o objetivo de desenvolver a atividade pecuária na região, o que resultou no rápido desbravamento do território.

Merece destaque a história do sesmeiro Capitão Domingos Afonso Mafrese ? Domingos Sertão. Ainda no século XVII, o capitão fundou trinta fazendas de pecuária, tornando-se o fazendeiro que mais prosperou na região. Deixou suas fazendas, após sua morte, para os padres da Companhia de Jesus, que desenvolveram ainda mais esse patrimônio, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de toda a região nordeste, abastecido pela sua produção, em meados do século XVIII. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, as fazendas entraram em declínio.

O Piauí tornou-se uma capitania em 1811, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outros movimentos que agitaram o Piauí foi a Balaiada, insurreição de cunho popular e social iniciado no Maranhão, e a Confederação do Equador.

A partir de 1852, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Oeiras. Após a proclamação da republica, a política da região se estabilizou. No entanto, o desenvolvimento socioeconômico do estado é lento, em comparação com os estados vizinhos.

Referências:

PIAUÍ. Governo do estado do Piauí. Disponível em: http://www.pi.gov.br/piaui.php?id=1

HISTÓRIA DO PIAUÍ. Disponível em: http://www.brasilturbo.com.br/piaui/historia.htm


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar