III Semana do Meio Ambiente: Desmatamento foi tema de palestra para quase 300 alunos

III Semana do Meio Ambiente: Desmatamento foi tema de palestra para quase 300 alunos

III Semana do Meio Ambiente | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início, hoje, 01, a programação da III Semana Municipal do Meio Ambiente. O projeto, que este ano visa dar força à Campanha da Fraternidade 2011, está acontecendo no museu Odilon Nunes com uma abrangência maior e traz temas bastante polêmicos como desmatamento, uso de agrotóxico, reciclagem e o desaparecimento do rio Mulato (afluente do rio Parnaíba).

O projeto, de autoria do secretário municipal de meio ambiente, Whygson Lima (Iguim), envolve a administração pública municipal, a Igreja, os sindicatos e demais entidades, além da sociedade em geral. Um dos propósitos do secretário é estimular a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas e as pessoas que dela dependem.

Pela manhã a pouca participação das autoridades do município inibiu a abertura do evento por não haver quem compusesse a mesa de honra. O fato preocupou Whygson que afirma que se sentiu sem condições de fazer a abertura do evento.

Às 15h00min, aproximadamente 300 alunos de escolas públicas e privadas do município assistiram à palestra ?Desmatamento?, proferida por Socorro Almeida. Bem próximo da realidade amarantina, o tema foi discutido com ilustrações práticas e exemplos dados pelo participante Francisco Almeida que fez apresentação de tipos raros de árvores existentes na região. Francisco, objetivou dar relevância à importância desses tipos de árvores para a flora e a falta que elas fazem ao ser humano em caso de extinção.

As agressões ao meio ambiente, a poluição do ar, o efeito estufa, os maremotos, os terremotos, tudo isso existe em função da má utilização dos recursos da natureza. Então, eventos como este, são fundamentais para a conscientização da população em relação à valorização da natureza, afirma a professora Euzeni Dantas. A anistia dos débitos de quem muito agrediu a natureza foi aprovada no novo código florestal, emenda 164. Para mim isso é um retrocesso e um incentivo à degradação do meio ambiente, deixo aqui o meu repúdio, encerra.

?Eu quero que essas informações cheguem ao homem do campo, através da multiplicação da ideia, a partir desse evento?. Whygson faz alusão às queimadas no município para o plantio da lavoura que acontecem de forma desordenada e colaboram nos riscos ao meio ambiente.

VEJA FOTOS DA PALESTRA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES