Literatura em evidência: Joaquim Mendes apresenta “Fragmentos de luz”

Literatura em evidência: Joaquim Mendes apresenta “Fragmentos de luz”

Escritor Joaquim Mendes Vieira | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O museu histórico Odilon Nunes, sediou ontem, 12, a apresentação do livro ?Fragmentos de Luz? de autoria de Joaquim Mendes Vieira. Considerado um espaço verdadeiramente voltado à intelectualidade literária amarantina, a solenidade reservou momentos dedicados ao poeta Da Costa e Silva com recitações de poemas feitas por Francisco Carvalho (Dr Tatá). Danilo Costa, personagem do filme ?Ai que vida? sob fortes aplausos, prestigiou a solenidade declamando uma das poesias de sua preferência.

O escritor e também poeta, Joaquim Mendes, é natural de Palmeirais (PI), nascido no povoado Mata Limpa, funcionário público municipal concursado e autor de outros dois livros intitulados ?A vida responde? e ?A vingança é cega?. De cunho social, as obras do escritor visam também enaltecer a natureza com saudosismo real e sem muita melancolia.

?Sou saudosista e muito aprecio as obras de Joaquim pois ele consegue fazer uma literatura condizente com a realidade atual, enaltecendo o berço da nossa cultura enquanto agrega valores. A gente precisa de pessoas como este escritor que estejam preocupadas com coisas sérias, em realmente fazer cultura e que acima de tudo resgatem a cidadania. A influência da literatura que Joaquim tem pregado é de suma importância para os destinos de nossa cultura principalmente no âmbito estadual?, disse o secretário de cultura de Palmeirais, Ronério Ribeiro, em entrevista concedida ao portal Meio Norte em Amarante.

A forma como Joaquim faz poesias me chama a atenção porque transmite confiança e autoestima. Suas obras são de autoajuda, portanto seria interessante se todos tivessem a oportunidade de lê-las pela condição de bem entender o sentido da própria vida, afirma Claudilene Almeida, coordenadora da solenidade.

Minhas origens, minha condição de vida durante a infância e as provações que eu tive foram elementos que Deus colocou em minha vida para observar o mundo ao meu redor, tudo isso me deu suporte para escrever me fazendo descobrir a vocação de ser mais útil às pessoas através das minhas obras, assim nasceu o escritor e poeta Joaquim Mendes, afirmou o próprio autor ao final da solenidade.

Participaram da solenidade o poeta amarantino Gregório Ribeiro, Euzeni Dantas (membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba), as professoras Solimar Miranda, Euzimar Dantas e Sâmia Alves, Josélia Ribeiro (escritora teatral) e também, Emília da Paixão Costa (ex-prefeita de Amarante).

FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO LIVRO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES