Luiz Neto fala sobre o impasse entre os horticultores e a administração municipal

Luiz Neto fala sobre o impasse entre os horticultores e a administração municipal

Horticultura - Amarante | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Confira logo abaixo, entrevista com o prefeito Luiz Neto sobre o impasse entre os horticultores e a administração pública municipal:

? Luíz Neto, como se deu esse impasse entre a prefeitura e os horticultores depois da concessão dos lotes para construção da casa própria?

- Com democracia e transparência, fizemos a concessão desses lotes onde serão construídas as 600 casas através da unificação do projeto de habitação do município com o programa do governo federal ?Minha casa e minha vida? que brevemente estaremos trazendo para Amarante. São 36 hectares onde apenas 01 é utilizado com plantio de hortas. Não iremos mexer nas hortas e quero que os horticultores fiquem tranquilos em relação a isso. Agora os outros hectares serão distribuídos para quem realmente precisa. Enquanto quiserem permanecer por lá não haverá problemas, podem ficar à vontade produzindo suas hortaliças;

? E porque a associação dos horticultores está vendo o projeto como um motivo de impasse com a administração pública?

- Denison Duarte, não se trata de uma iniciativa da associação. São gritos políticos. Algumas pessoas inconformadas por saberem que o projeto vai dar certo e ficam criando esse mal-estar. Não iremos dar ouvidos a isso, agora o que não podemos é permitir que a associação seja manobrada a pensar que o terreno não é do município. O terreno é nosso, está documentado e o projeto irá acontecer!

? O que diz o Plano Diretor concernente ao desenvolvimento do município de Amarante?

- O plano diz que a única opção de desenvolvimento do município é exatamente para onde ele irá crescer e não tem outra alternativa, até porque Amarante, de um lado, só tem rios, do outro, só tem chapadas, mas se há uma meia dúzia que não quer o crescimento de nosso município não posso fazer nada; por outro lado, vale ressaltar que essa meia dúzia de políticos tem casa própria e nós iremos trabalhar pelos que não têm; e isso incomoda a eles;

? Você já esteve com os associados para conversarem sobre o assunto?

- Não. Até hoje, nunca vieram me chamar para conversar sobre o problema, embora eu tenha me colocado à disposição para isso. Só tenho visto brigas e intrigas. Deixo claro ainda que se quiserem ampliar a horta, através da Secretaria de Agricultura, iremos elaborar projetos de expansão da área cultivada, mas em outro lugar, pois aquele espaço está destinado ao projeto de habitação do município.

? No momento, o que a prefeitura proporia aos horticultores para amenizar esse impasse?

- Quero assegurar aos horticultores que não iremos tirar as hortas, pelo contrário, iremos cercar a área produtiva para garantir a proteção da produção.

? Na área existe algum beneficiamento feito pela associação além das hortas?

- Não. Um poço que eles têm pertence à prefeitura, um transformador de energia foi cedido para eles sob forma de empréstimo. Na época da criação do projeto as hortas iriam produzir em 05 hectares e parece que não deu certo, pois de toda a área apenas 01 hectare está sendo utilizada e o nosso projeto não será barrado. Dentro de algum tempo, teremos 600 famílias beneficiadas em Amarante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES