Mimbó: 200 anos de novena na comunidade

Mimbó: 200 anos de novena na comunidade

IDELZUITA FALA SOBRE A NOVENA | DIVULGAÇÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nossa equipe conversou com a professora Idelzuita Rabelo da Paixão sobre a ?Novena de Nossa Senhora da Saúde?. Ela nos disse que essa adoração beira os duzentos anos. ?Ela foi comandada pela sogra de Laurentino Rabelo da Paixão. Antes, esse comando, pertencera a avó dessa senhora. Só com Laurentino, esse festejo passou uns 50 anos. Hoje, estamos levando para frente esse sonho. É uma tradição que nós temos que levar adiante?, disse Idelzuíta.

Os relatos levam a crer que antes do surgimento da Igreja São Gonçalo de Amarante já existia o festejo de Nossa Senhora da Saúde. ?O povo mais antigo dizia que os primeiros escravos fugidos que chegaram nesse local, datam de mais 1850 ou antes disso. Nessa época eles se escondiam em cavernas ou em alguma árvore. Viviam da caça e da pesca e de pequenos plantios. Não usavam dinheiro e as mercadorias serviam de troca. Esse costume, de certa forma, chegou até bem pouco tempo. Na farinhada, a gente dividia a produção?, disse Idelzuíta.

Essas afirmações levam a acreditar que antes do apogeu do comércio em Amarante e do crescimento urbano onde hoje está instalada a sede, existiam nichos populacionais espalhados nos arredores, provavelmente de escravos, justificando, assim, a grande maioria negra existente atualmente no município. É importante salientar que os ?mimbós? ou ?mimboanos? eram bastante reservados. Poucos tinham acesso ao povoado e eles não gostavam de dizer que eram descendentes de escravos. Isso justifica que, somente em 1981, foi publicada a primeira matéria sobre a comunidade, numa produção do saudoso Paulo de Tarso Moraes e a jovem equipe de jornalistas: Virgílio Queiroz, Gilmário Alves, Orlando Portela e Luiz Brandão.

Muitos compareceram ao festejo, principalmente no último dia que foi bastante agitado com corridas a cavalo, procissão, missa e o encerramento com um grande baile no clube da ?Beleza Negra?. O prefeito de Amarante, Luiz Neto; o vice, Clemilton Queiroz; o secretário de Administração, José de Paulo; o secretário de Saúde, Ítalo Queiroz e o engenheiro Rosivaldo marcaram presença e prometeram algumas benfeitorias que serão entregues em breve para a comunidade do Mimbó.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES