Mimbó: Religião,festa e muita história

Mimbó: Religião,festa e muita história

Augusto e Anísio | blog amarante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ontem, 15 de agosto, foi o dia dedicado a Nossa Senhora da Saúde, na comunidade Mimbó. Foram nove dias de novenas e festas populares onde visitantes e moradores se encontravam nas preces, saboreando uma boa comida típica ou bebericando as ?turuacas? (cachaça, como muitos a chamam na comunidade). Estivemos presentes ao evento e conversamos com diversas pessoas, notadamente com ?Augustão do Mimbó?, antigo ?Pai de Santo? que diz incorporar o espírito de ?Zumbi dos Palmares?, Nonato Rosa e Anísio Rabelo da Paixão (o ?Rei do Tambor?).

Anísio, não é só bom de tambor. É bom de conversa regada a talagadas de uma boa pinga. Ele afirma que é pai de vinte filhos, espalhados por esse Brasil afora. Augustão fica um pouco atrás. O homem que incorpora Zumbi disse que pelo menos 13 filhos ele reconhece como seus. Ontem, um dos esportes favoritos do ?Mimbó?, a corrida a cavalo foi disputada com a atenção de um público que aplaudia e gritava os nomes dos concorrentes.

Augustão, o mais velho filho de Pedro Rabelo da Paixão ? o principal tronco genealógico do quilombo, nos falou que tamanha virilidade e fertilidade se deve ao consumo do pequi (ele afirma que trata-se de um fruto afrodisíaco) que é bastante apreciado, principalmente pelo homens. ?Quase todas as crianças que nascem aqui... pode contar, são oito meses depois da safra do pequi?, disse Augustão que conta com 87 anos e ainda se diz bem ativo sexualmente.

Após a corrida a cavalos, aconteceu a procissão com a imagem da santa percorrendo toda a área habitada do quilombo. Conforme Idelzuíta Rabelo da Paixão, líder religiosa do Mimbó, essa adoração a Nossa Senhora da Saúde beira os duzentos anos e vem passando de pai, mãe, filhos e filhas. Sobre esse assunto, em particular, teceremos um comentário em separado em nossa próxima matéria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES