Morre em Teresina, ex-prefeita do município de Amarante aos 88 anos

Morre em Teresina, ex-prefeita do município de Amarante aos 88 anos

Ex-prefeita e Historiadora, Emília da Paixão Costa. | Foto: Luis Alberto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dona Bizinha estava internada no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), em Teresina, onde faleceu nesta terça-feira ( 10/03 ) aos 88 anos, há quase dois meses após cirurgia na garganta.

Também escritora e historiadora, a ex-prefeita deverá ser velada em Amarante no prédio do Museu Odilon Nunes, o seu sepultamento acontecera amanhã partir dás 08:00 h, da manhã .

O velório deverá ser aberto à população, que deverá se despedir da ex-prefeita durante todo o dia. a ex-prefeita de Amarante e também fundadora da extinta banda Os Geniais, Emília da Paixão Costa, conhecida carinhosamente pelos amarantinos como Dona Bizinha, onde também foi vereadora.

CONHEÇA PARTE DA HISTÓRIA DE DONA BIZINHA

(Bizinha), nasceu em 22/05/1927, em Regeneração (PI) e há mais de 60 anos residindo em Amarante onde recebeu o título de cidadã amarantina, tetraneta materno de José da Costa Veloso que foi detentor da Carta de Data e Sesmaria das terras da então Vila de São Gonçalo de Amarante e Freguesia do Porto. Escritora, poeta e historiadora de primeira categoria, portadora de um riquíssimo acervo cultural sobre Amarante, recentemente doado à Academia de Letras do Médio Parnaíba da qual é membro de muito prestígio.

Bizinha era uma figura inteligente e gostava de estender a mão amiga, solidária, generosa e sempre presente nos grandes acontecimentos que envolvem Amarante. Era sempre convidada especial para palestras, seminários e outros encontros cultuais e educacionais. Durante toda a vida, mostrou-se apaixonada pela história popular e intelectual do povo amarantino. Dona Emília da Paixão Costa era escritora renomada no Piauí, foi vereadora e prefeita, bateu recorde em trabalho. Criou a Banda Nova Euterpe Amarantina, Os Geniais (Carlos Gomes) e Os Naturais; instituiu os símbolos municipais de Amarante e da Ordem do Mérito da Saudade; construiu o Jardim Velho Monge, o Largo da Saudade e várias ruas, avenidas e postos de Saúde. Biografia extraída do livro ‘Amarante, personalidades e fatos marcantes’, do escritor Luís Alberto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES