Música no Museu em grande apresentação na Casa de Cultura de Amarante

Música no Museu em grande apresentação na Casa de Cultura de Amarante

Jerzy Milewski | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez o público amarantino recebeu o projeto Música no Museu que apresentou Jerzy Milewski, a maior expressão internacional em violino. A apresentação aconteceu na Casa de Cultura (Museu Odilon Nunes) ontem, 12, numa iniciativa da FUNDAC, Fundação Cultural do Piauí. O projeto vem de mais de 14 anos de atividade com mais de 500 concertos gratuitos por ano no Brasil.

O violinista, nas apresentações pelo mundo, faz um Duo com a pianista Aleida Schweitzer, sua esposa, natural de Santa Catarina. Um dos principais objetivos é a democratização do acesso à cultura. O projeto Música no Museu nasceu em 1997, no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro, cujo modelo está sendo enviado aos Estados Unidos, e já conta com apresentações nas maiores salas de concertos do mundo, a exemplo da Índia, França, Portugal, Espanha, Marrocos, República Tcheca, etc. visando ampliar a presença da cultura brasileira em todo o continente.

O criador e dirigente do projeto, Sérgio Da Costa e Silva, hoje residente no Rio de Janeiro (RJ), é sobrinho do poeta Da Costa e Silva e afirma que um dos seus maiores prazeres é proporcionar alegria através do Música no Museu, a exemplo do que se deu em Amarante. ?Eu espero que a gente possa retornar a este lugar, através de um programa de música constante dentro da linha Música no Museu com apresentações locais ou do próprio estado.? O propósito de Sérgio é fazer de Amarante mais uma das cidades que difundem a música dando oportunidades de democratização do acesso à cultura com concertos gratuitos seguindo o modelo do projeto Música no Museu.

Suas apresentações no Piauí contam com o patrocínio do BNB, Banco do Nordeste do Brasil, e do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social.

O violinista contou com a participação do rabequeiro Julinho que também mostrou, como autodidata, o que aprendeu ao longo dos anos. Aproximadamente 200 alunos do Polivalente de Ensino Médio, professores, membros da Casa de Cultura e do Ponto de Cultura do Bairro Escalvado assistiram ao show do violinista.

QUEM É JERZY MILEWSKI?

Jerzy Milewski (Varsóvia, 17 de Setembro de 1946) é um violinista polonês naturalizado brasileiro. É conhecido pelas suas interpretações de MPB. Também é importante para a divulgação de compositores poloneses neste país. É acompanhado freqüentemente pela sua esposa, a pianista catarinense Aleida Schweitzer.

Milewski nasceu em Varsóvia, numa casa que foi freqüentada por personagens da cena musical da cidade. Era considerado um menino prodígio e começou a sua carreira de violinista aos seis anos.

Graduou-se pela Academia de Música de Varsóvia, instituto onde também fez um mestrado. Apresentou-se como solista e como membro da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia, com a qual tocou na Europa, América e Ásia. Recebeu do governo polonês a medalha Henryk Wieniawski. [FONTE: WIKIPEDIA]

MÚSICA NO MUSEU NA CASA DE CULTURA DE AMARANTE

{albCodigo=3539}



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES