Parte do teto de patrimônio tombado desabou hoje pela manhã

Parte do teto de patrimônio tombado desabou hoje pela manhã

Parte do teto caído | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desabou hoje, 20, pela manhã, parte do teto de um dos patrimônios mais antigos de Amarante, a residência da Senhora Margarida Bina, na Rua João Ribeiro Gonçalves Filho, no bairro Vila Nova. Quase todo o teto era de carnaúba e já estava sendo substituído no momento em que se deu o fato por estar apodrecido.

Trata-se de um patrimônio tombado para preservação de sua história e valor para a sociedade. Segundo informações de familiares, nunca houve um acompanhamento do órgão do governo responsável pelo tombamento para análise de suas condições físicas como patrimônio cultural, o que gerou a necessidade dos moradores em iniciarem um reparo para não vê-lo cair por inteiro.

O assunto foi alvo de confronto de opiniões em audiência pública realizada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pelo Ministério Público na câmara municipal de vereadores no dia 09 de setembro de 2009. A população, durante o evento, não concordou com a hipótese de tombamento do patrimônio histórico do município porque sob o argumento de que os imóveis não poderão ser mudados e qualquer reforma será necessária uma prévia autorização do governo.

Situações como a da Senhora Margarida é o que conduz a população ao medo do tombamento, além das limitações em relação ao próprio bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES