Uma manhã de palestras, debates e discussões sobre a importância da mulher no meio social e na construção de políticas públicas, assim foi o encontro das mulheres de Amarante ocorrido hoje (28), e idealizado pelos sindicatos do município como o SindSerma, STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e Sindicato dos Pescadores.

Logo cedo, a sede do STR, local do encontro, já contava com a presença de centenas de mulheres prontas para um dia de entretenimento que iniciou com um café da manhã, às 08h, e continuou com palestras sobre políticas públicas e saúde da mulher, proferidas pela suplente de senador, Regina Sousa (PT), e pela Fiscal de Vigilância Sanitária (Divisa-PI), Maria José Matão Lemos, respectivamente.

Clemilton Queiroz, pré-candidato a prefeito de Amarante, em conversa com o portal Meio Norte, disse que o PT defende também uma política de valorização à mulher, mas reforça que nesse quesito, em Amarante, o Partido dos Trabalhadores sai na frente, instante em que o pré-candidato faz alusão às eleições de 2012 em que as mulheres pleitearão, pelo seu partido, vagas no legislativo municipal. Ele reforça ainda que em todas as esferas de governo do PT a presença feminina é marcante e também atuante, a exemplo da própria Regina Sousa, no estado do Piauí, e Dilma Rousseff, na Presidência da República.

Fiquei surpresa com a intensa participação e organização das mulheres de Amarante neste evento. Aqui foram cobradas atitudes femininas que façam a diferença. Hoje em dia, vemos que no Brasil é necessário que elas participem dos orçamentos das prefeituras para que as políticas públicas aconteçam para elas. Não é simplesmente festas e nem entregas de rosas em nossas homenagens que nós queremos, mas, na vida pública, ser parte e ter parte, afirmou Regina Sousa. Durante sua palestra, Regina Sousa falou dos avanços das mulheres que hoje assumem cargos antes assumidos apenas por homens.

A mulher tem que se cuidar, se amar e, principalmente, se valorizar, pois o seu bem-estar físico e psicológico é muito importante para o seu avanço e para o seu reconhecimento na vida moderna, disse Maria José Matão, que, durante a sua palestra, deu dicas e macetes importantes para o bem-estar da mulher no contexto político-social no Brasil.

FOTOS CEDIDAS PELO STR E PRODUZIDAS POR LEOMAR DUARTE

{albCodigo=4164}