Professor João Filho descreve a vida do saudoso João Almeida; confira!

Professor João Filho descreve a vida do saudoso João Almeida; confira!

João Almeida | Luís Alberto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 10 dias do sexto mês (junho) do ano de 1924 na cidade de Inhuma (PI), nasceu para Deus e para o mundo JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA, filho de pais fazendeiros. Era o terceiro filho de João Batista Ferreira e Maria de Assunção Almeida. Irmão de Erodito, Valdemar, José (já falecidos), Benedita, Maria de Jesus e Maria das Graças (vivas).

Aos 10 anos de idade já exercia atividades na agriculta e pecuária. Cursou apenas o primário. No ano de 1942, aos dezoito anos de idade, partiu para a cidade de Caxias (MA), onde exerceu várias atividades comerciais. Em seguida foi convocado pelo Exército brasileiro (Teresina), para assumir a função de soldado da tropa. Tempos depois retornou a Caxias para reassumir as suas funções comerciais. Sentindo-se recompensando ao ganhar um caminhão em uma rifa (na cidade de Teresina), passou parte de sua vida como motorista de seu próprio caminhão fazendo fretes para várias cidades do Nordeste brasileiro.

Em 31 de março de 1949, chegou a nossa (e sua) querida cidade azul (do poeta Da Costa e Silva) onde entrelaçou-se matrimonialmente com a jovem Permínia Soares de Sousa, também filha de fazendeiros com quem teve dois filhos (João Batista e Maricildes). Em um curto espaço de tempo tornou-se uma pessoa bastante popular infiltrando-se de forma definitiva na vida político-social desta cidade.

Proprietário uma gleba de terra na localidade São João, deste município, desenvolveu várias atividades nos ramos da agricultura e pecuária. Passou também a conviver maritalmente com (a cunhada) Luisa Soares de Sousa (irmã de Perminia) com quem teve seis filhos: Isabel, Lucilene, Chico Almeida, Jaqueline, João Almeida Júnior e Alex. O forte e incansável João Almeida ainda teve três filhos com Margarida Maria de Sousa : Aroldo, Oséias e Hallisson.

No decorrer dos seus 63 anos vividos em solo amarantino, prestou relevantes serviços em vários setores públicos, principalmente na construção e restauração de estradas e pontes durante as administrações dos prefeitos: João Ribeiro de Carvalho, Agenor Lira, Manoel do Bar, Bizinha, Chico Câmara, Miranda Peixoto, Adonias Prestes e Helcias Lira, atuando como Diretor de Estradas da Prefeitura.

Conseguiu com prestígio e amizade política junto ao governo Alberto Silva, um trator para a agricultura de Amarante. Colaborou na aquisição de uma ambulância para o Hospital Regional de Amarante. Como presidente do extinto sindicato patronal, da época, conseguiu a implantação da eletrificação do povoado São João, exclusivamente para o desenvolvimento da agricultura em sua propriedade. Foi também um baluarte na construção da primeira estrada carroçal do município (AM 1) e da ponte do Riachão (situada na PI 130 entre Amarante(PI) e Palmeirais(PI). Foi também de suma importância no funcionamento da Usina de Eletrificação movida a lenha na administração do Prefeito Simão de Moura Fé. Foi ainda Coordenador Municipal do Movimento brasileiro de Alfabetização ? MOBRAL. Amante do futebol, chegou a empenhar sua propriedade rural para conseguir verbas para a construção do muro do Estádio Abimael Resende.

O Velho Guerreiro, João Almeida, fazia questão de dizer que incentivou muito o saudoso professor Afrânio Nunes a ingressar na política e ser um legítimo representante de Amarante na Assembleia Legislativa e no governo do estado (uma forma de represália aos políticos da cidade de Regeneração).

No intuito de melhores dias para esta terra, não cansava de dizer que amava de coração esta cidade. Orgulhava da família constituída aqui. Três esposas, 11 filhos, 27 netos e 03 bisnetos. Muito comunicativo, gostava de fazer previsões e análise da política partidária e de outros acontecimentos sociais. Um dos dias mais felizes de sua vida foi 08 de dezembro de 2008, quando recebeu da Câmara de Vereadores desta cidade, o título de cidadão amarantino. A maior das últimas alegria que teve foi ver concretizado o asfalto da estrada Amarante ? Palmeirais.

Uma frase emocionante foi quando disse (ao professor João Filho): ?A minha alegria é ver a alegria dos meus filhos?. JOÃO ALMEIDA viveu a vida, amou com intensidade, combateu o bom combate e agora volta ao pó de onde um dia saiu moldado pelas mãos do criador para construir um legado de fatos e acontecimentos que se encerrou junto ao crepúsculo do fatídico anoitecer de 05 de fevereiro de 2013, onde mais precisamente às 18h37, após sua entrega total ao Senhor da vida, apertando aos mãos de seu filho caçula (Hallisson) e na presença da filha Jaqueline, pronunciou para uma mensageira: ?Eu aceito Jesus como Senhor e Salvador.

Amarante (PI), 11 de fevereiro de 2013.

Professor João Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES