Sem solução: assentados discutem dívidas com BNB, mas PCPR não comparece!

Sem solução: assentados discutem dívidas com BNB, mas PCPR não comparece!

Assentados e governo | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã de hoje, 28, reuniram-se na sede do STR, os moradores dos assentamentos Chapada dos Marcos e Vila Feliz. O objetivo era a discussão de uma forma alternativa de amortização do débito junto ao Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e junto ao Crédito Fundiário.

A insatisfação tomou conta dos assentados pela ausência do representante do Crédito Fundiário, Rui Cipriano. Os presidentes Leonardo Duarte (Chapada dos Marcos) e João de Deus (Vila Feliz) recorreram ao Banco do Nordeste, representado pelo gerente de negócios do Pronaf, Sebastião Ferreira, que afirmou: ?sozinho o BNB nada pode fazer em relação ao débito dos assentamentos, mas precisamos sentar como instituições e juntos conversarmos sobre esse débito.

De início, o ideal seria limpar os nomes dos assentados junto às instituições de crédito renegociando as dívidas e aguardar outra alternativa melhor, conclui Sebastião.

A situação não resolvida deixou rastros de insatisfação entre os assentados se queixaram da falta de acompanhamento do Crédito Fundiário na aplicação dos recursos e da falta de assistência técnica especializada.

O Emater, representado pelo técnico Antonio Alexandre, como alternativa, propôs intermediá-los para junto aos órgãos do governo solucionar o problema.

É necessário lutar pelos direitos de todos, principalmente dos trabalhadores rurais que estão jogados às terras, sem recursos, enquanto as instituições dão às costas deixando-os alheios a todos os riscos pela falta de acompanhamento, disse o vereador José Pereira.

Um novo encontro, solicitado pelo gerente do BNB, será realizado com os assentados para discussão de possíveis novas propostas.

Também participaram da reunião o secretário municipal de agricultura ? Gonçalo Filho, o presidente da COMAFA ? Leomar Duarte, dentre os membros do STR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante.

ASSENTADOS E GOVERNO

{albCodigo=3490}



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES