UESPI: um olhar sobre Amarante

UESPI: um olhar sobre Amarante

Um olhar sobre Amarante | Foto: Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecer a educação do município de Amarante foi o objetivo do projeto dos alunos do curso de Pedagogia da UESPI, bloco V, intitulado ?Um olhar sobre Amarante?. O tema, por ser complexo, implicou na discussão de outros assuntos como economia, saúde e cultura. O evento aconteceu ontem à noite na câmara municipal, por volta das 20h00min sob a coordenação da Professora Sônia Maria.

Inicialmente, Emília da Paixão Costa, Bizinha, esboçou a cultura de Amarante, das origens aos dias atuais, enfocando personagens que fizeram história e são referência cultural para o município. A palestrante parabenizou os alunos da UESPI pela iniciativa do trabalho por fortemente reacender a cultura amarantina.

O vereador convidado, José Pereira, tratou da economia do município a partir da agricultura familiar e também das linhas de crédito como melhoramento da vida dos produtores rurais. O vereador citou também a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante no acompanhamento das atividades do homem do campo. José Pereira falou ainda sobre os avanços relativos à distribuição de terras, ao reconhecimento do direito à aposentadoria aos agricultores e também do progresso que permitiu a chegada do ensino educacional e do PSF à zona rural.

Para tratar sobre os avanços da educação foi convidado o Secretário de Educação Dr. João Luís que discorreu sobre a distribuição dos recursos da educação municipal oriundos do PNDE, PNAE e PDDE. O Secretário, num breve histórico, explicou como se deu a introdução da escola pública em Amarante ao tempo em que mencionou a relevância de antigas instituições de ensino como a CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade que foi referência na formação de alunos.

?Com este projeto, queremos entender como se dá a aplicação de recursos na educação que faz com que ela evolua de forma diferente em municípios que têm características semelhantes em recursos e população?, afirma Ricardina da Silva, aluna do curso.

CONFIRA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES