Biografia do amarantino Dirceu Arcoverde

Biografia do amarantino Dirceu Arcoverde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dirceu Mendes Arcoverde (Amarante, 7 de setembro de 1925 ? Brasília, 16 de março de 1979) foi um médico e político brasileiro que foi eleito Governador do Piauí em 1974 após indicação do presidente Ernesto Geisel. Em 1978 foi eleito senador tendo falecido pouco menos de dois meses após iniciar seu mandato.

BIOGRAFIA

Filho de Miguel Arcoverde Vieira e Augusta Mendes Arcoverde, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, instituição da qual também foi professor.

CARREIRA POLÍTICA

Secretário de Saúde durante o primeiro governo Alberto Silva foi apontado pelas lideranças da ARENA como alternativa às eleições indiretas de 1974 numa postura onde o grupo de Petrônio Portela visava recuperar o comando político do estado o qual perdera devido à nomeação de Alberto Silva pelo presidente Emílio Garrastazu Médici em atenção aos apelos de lideranças políticas cearenses como o senador Virgílio Távora e também com o fito de contemplar as várias correntes políticas abrigadas sob a legenda situacionista de modo a impedir defecções.

Preterido em sua intenção de indicar o governador do estado, Petrônio Portela coordenou uma longa articulação política de modo a assegurar sua vitória nos anos seguintes e a partir dessa necessidade fixou-se em um nome de sua confiança e que ao mesmo tempo conhecesse as estratégias políticas empreendidas por Alberto Silva de modo a derrotá-lo em embates políticos vindouros, fato que viria a acontecer em 1978 quando Dirceu Arcoverde foi candidato a senador pela ?sublegenda um? da ARENA recebendo o apoio majoritário da máquina partidária ao passo que Alberto Silva, candidato da ?sublegenda dois?, recebeu o suporte de "dissidentes" governistas e do MDB que se absteve de lançar candidato. Tendo renunciado ao governo do estado em 14 de agosto de 1978 foi substituído pelo vice-governador Djalma Veloso.

Na mais renhida disputa havida no Piauí até então a vitória coube a Dirceu Arcoverde por uma margem de aproximadamente trinta mil votos (a outra cadeira foi preenchida por Helvídio Nunes em eleição indireta nos termos do Pacote de Abril baixado em 1977) com Alberto Silva na condição de seu primeiro suplente. Entretanto o que parecia uma carreira política promissora teve fim em 16 de março de 1979 com a morte de Dirceu Arcoverde e a ascensão de Alberto Silva ao Senado. Como forma de minorar o impacto político havido com sua perda o presidente João Figueiredo nomeou o médico Waldir Arcoverde, irmão de Dirceu, para o cargo de Ministro da Saúde.

MEMÓRIA

Após o seu falecimento batizaram em seu nome diferentes prédios e logradouros públicos em todo o Piauí, entretanto as homenagens mais conhecidas são a instalação de um município e a de um conjunto habitacional em Teresina. Em 1980 o jornalista e advogado José Lopes dos Santos lançou o livro ?Dirceu Arcoverde ? Missão Cumprida?.

FONTES: SANTOS, José Lopes dos. Política e Políticos: Eleições 86. Vol. I. Teresina, Gráfica Mendes, 1988.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES