VI Festival de Cultura Afro-brasileira definiu o Mister Negro e a Miss Negra 2009

VI Festival de Cultura Afro-brasileira definiu o Mister Negro e a Miss Negra 2009

VI Festival de Cultura Afro-brasileira | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Jóquei Clube de Amarante sediou ontem à noite o ?VI Festival da Cultura Afro-brasileira?. Um evento que reuniu grandes talentos da coreografia negra de Amarante. A riqueza nos trajes deu um toque especial à noite. Um corpo de jurados avaliou a simpatia, a postura e a apresentação dos candidatos que souberam criar momentos de intensa expectativa à platéia. A frase na ficha de inscrição (alusiva ao dia da consciência negra) foi também considerada e somou pontos durante as apresentações dos candidatos.

A partir das 21h15min a abertura se deu com apresentações de Amarante e de São Francisco do Maranhão, além do Grupo de Cultura e Cidadania de Palmeirais que levou ao palco o verdadeiro talento da dança afro na mais completa sincronia de passos. Em seguida o Mimbó com sua simpatia negra trouxe para o palco a dança Afro e o hip hop, perfazendo uma sequência de apresentações alusivas à comemoração do dia da consciência negra. A sensualidade e o ritmo afro foram considerados pontos importantes na decisão dos jurados que elegeram o Mister Negro 2009 e a Miss Negra 2009. A presença de Valdemar Santos enalteceu a noite do VI Festival. Valdemar é Coreógrafo da companhia Equilíbrio de Dança (Teresina) e Coordenador da Escola Municipal de Dança (Teresina).

?Em âmbito nacional está acontecendo uma política de discussões sobre a valorização do negro e isso é importante, pois o negro, em todos os seus aspectos, era escravizado e hoje um evento como este é um passo importantíssimo para a conscientização desses valores?, afirma o Coreógrafo.

Uma oficina de dança preparada por Valdemar levou 12 dançarinas ao palco onde a coreografia descreveu a passos harmônicos o poema de Castro Alves ?Navio Negreiro?. A ocasião foi uma simples demonstração de um dos maiores talentos afro que Amarante possui.

O VI festival foi a culminância de um projeto iniciado no dia 20 de novembro com a escolha da Musa do Mimbó e vem alargando dimensão e performance a cada ano pela atuação do grupo Raízes Negras de Amarante sob a coordenação e organização de Sâmia Alves, idealizadora do festival. O grupo contou ainda com o apoio da Aconva ? Associação de Condutores de Visitantes de Amarante, Secretaria de Cultura sob a gestão de Luis Silva (L. Silva) e Conselho Municipal de Cultura.

FOTOS: Dra. Betty e Denison Duarte

CONFIRA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES