Alunos do IFPI Angical visitam a CHESF em Sobradinho BA

Alunos do IFPI Angical visitam a CHESF em Sobradinho BA

Turma de Física | Francisco Alves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes do Curso de Licenciatura em física do módulo III e V do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Angical, realizaram uma visita técnica à Barragem de Sobradinho na Bahia. A visita técnica foi proposta no âmbito da Disciplina de Núcleos Temáticos I, ministrada pela professora Leônia Eulálio, e teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver atividades de ensino contextualizado, ao mesmo tempo fortalecer as bases da formação pedagógica, como um recurso de ensino de extrema importância que permite aos alunos o contato direto com o objeto de estudo, a observação e aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula.

Os alunos saíram de Angical do Piauí na última quarta feira (21), acompanhados pelo Coordenador do curso de Física José Edilson e do professor Liberalino Menezes do IFPI Angical. Ficaram hospedados no Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Petrolina. Na quinta feira, dia 22 de agosto, visitaram a Barragem de Sobradinho onde foram recepcionados pelo engenheiro da hidrelétrica, Givanilson que passou informações técnicas sobre o funcionamento da hidrelétrica, e de sua fundamental importância para o desenvolvimento da região. Os discentes também tiveram a oportunidade de conhecer as condições de funcionamento do curso de Licenciatura em Física do Campus de Petrolina, tiveram acesso aos laboratórios, trocaram informações com alunos da instituição e com o coordenador que fez uma exposição sobre a proposta curricular do curso. Também foi uma rica experiência que favoreceu o intercâmbio com os estudantes de Petrolina e alunos que vieram do estado de Alagoas.

Os alunos retornaram à cidade de Angical do Piauí nesta sexta feira (23), demonstraram grande satisfação com o estudo, que buscou enfocar o tema Energia de forma ampla, inserido no conceito de desenvolvimento sustentável. A energia elétrica como uma das formas de produção e uso mais eficiente dos recursos naturais do planeta. A contextualização através da aula de campo a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, certamente favoreceu o contato direto com a tecnologia de produção de energia elétrica, a integração dos conteúdos, a relação teoria e prática e a interdisciplinaridade já que esses são objetivos previstos no âmbito do Projeto Político Pedagógico do Curso de Física. Nessa próxima semana os alunos irão elaborar o relatório com suas impressões sobre a realidade observada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES