Altos índices de mortes por câncer em Anísio de Abreu leva moradores a desconfiarem de água que chega do encanamento local

Altos índices de mortes por câncer em Anísio de Abreu leva moradores a desconfiarem de água que chega do encanamento local

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cresce a preocupação dos moradores de Anísio de Abreu em relação ao grande número de pessoas com câncer no município, sendo que muitas que adoeceram repentinamente já morreram nos últimos 3 anos. Os mais estarrecedor é há a informação de animais que foram abatidos na cidade apareceram sem coração e com o fígado em frangalhos, demonstrando que também foram vítimas de alguma doença. Isso que o blog está revelando não é invenção não. Está na boca de todos da cidade.

O José Pernambuco, que é comerciante em Anísio de Abreu, procurou o blogueiro para falar sobre o assunto. Ele falou que o número de pessoas com câncer é muito grande e suficiente para a imprensa e órgãos públicos busquem alguma explicação. Até o momento o blogueiro não havia ouvido declarações tão fortes, que também davam conta sobre os animais em estado deteriorado por dentro.

Muitos moradores desconfiam que os altos índices são gerados pelo consumo de alimentos com agrotóxicos vindos da região do São Francisco. Dizem que podem estar consumindo veneno sem saber, já que não existe uma vigilância sanitária local para fazer uma fiscalização mais aprofundada, acompanhada de uma análise em laboratório.

Mas ultimamente o temor de que os casos de câncer estejam sendo gerados pela água contaminada é muito forte. Quando o blogueiro esteve em Anísio no mês de fevereiro fez muitas imagens da água que saía da torneira, vinda do encanamento da rede local, e era armazenada em um tambor. A água tinha um componente esponjoso alaranjado que exalava um odor forte. Foi de estarrecer. Por ironia, era a mesma água usada pelos familiares para cozinha, beber e usa na higiene pessoal. Seria o caso da Prefeitura do Município buscar a realização de um estudo sobre a doença e também sobre alimentos e água que estão sendo consumidos na cidade.

Isso é importante porque não dá para definir a olho nu se a água ou as verduras que vêm de fora estão contaminados. O Osmério Francisco dos Santos, que fornece água para os carros-pipa na Nova Mira, em Jurema do Piauí, disse que a água dos seus poços não oferecem risco aos consumidores pelo fato de já ter sido realizados testes de qualidade da água. Todos sabem da qualidade da água da Nova Mira, inclusive, ela foi avaliada como sendo água mineral. Agora, se há problema de contaminação, isso deve estar ocorrendo ou na tubulação ou na caixa d"água da cidade. Essa é a desconfiança de muitos moradores. Eles temem que a contaminação da água esteja ocorrendo via caixa que estaria há muito tempo sem limpeza e através dos canos antigos.

Os moradores perderam a conta da quantidade de pessoas que morreram com o diagnóstico de câncer e da grande quantidade de pessoas das mais diversas idades que estão fazendo tratamento em Teresina e em outros Estados. São os mais diversos tipos de cânceres, que atacam o pâncreas, intestino, próstata, mama, ossos, bexiga, útero, tórax e tantos outros órgãos.

COMENTÁRIO QUE RECEBEMOS

A moradora de Anísio de Abreu, Dejaulina Silva Trindade, após ler esta matéria, comentou que há muito tempo os moradores vêm desconfiando da péssima qualidade da água que chega às torneiras das residências e acrescentou que a água corrói o alumínio, como se tivesse mistura de soda ou ácido. Ela falou que observou que uma vasilha de alumínio de colocar água na geladeira para o consumo estava se desgastando por dentro como se houvesse ácido no recipiente. As autoridades precisam ver isso com urgência. A água é ruim e temos como provar através de imagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES