Encontro e Assembleia da Obra Kolping do Piauí são considerados um sucesso pelas lideranças

Encontro e Assembleia da Obra Kolping do Piauí são considerados um sucesso pelas lideranças

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Encontro Estadual e a Assembleia Geral da Obra Kolping do Piauí, realizados nos dias 21 e 22 deste mês, em Luís Correia, com a presença da coordenadora Regional Nordeste da Obra Kolping, Maria Bernadete Nunes de Andrade, foram considerados um sucesso pelas lideranças. Isso em termos de participação das Comunidades Kolping e da qualidade dos debates em torno das ações de 2013 e do Plano de Ação Operacional 2014 com o olhar para 2020.

A entidade tem uma história de atuação de 39 anos no Estado e está presente em 92 municípios. Participaram do encontro e da Assembleia cerca de 100 lideranças de municípios piauienses. Entre elas, estava Dona Maria de Lourdes da Conceição Lustosa dos Santos, de Oeiras, que atua na Obra Kolping há 28 anos. Ela defende um maior engajamento da juventude nas Comunidades Kolping.

?No início, em Oeiras, tivemos dois anos de experiência para ver se dava certo. Foi o Padre João que ajudou a gente a fazer esta comunidade na Várzea. Antes lá não tinha nada, só areia que dava no joelho. Mudou tudo. Através da associação pedimos apoio aos prefeitos e conseguimos colocar água, luz e calçamento. A Várzea está toda calçada através desta luta. Quero que o jovem não tenha preguiça de lutar e desejo que os pais tenham pensamento justo e sincero, para que a comunidade cresça; e os jovens, amanhã, sejam o futuro da comunidade. No Brasil quem vai ficar governando é a juventude?, afirmou Dona Lourdes.

Durante o encontro foram feitas as apresentações dos balanços das ações de 2013 nos territórios, lideradas pelas Comunidades Kolping de Pedro II, Oeiras, Esperantina, Porto, Parnaíba, Teresina e São João do Arraial. Assis falou sobre os avanços alcançados pelo Banco Comunitário Rede Opala, de Pedro II, explicando que a instituição vem ampliando os laços com os comerciantes locais e com toda a sociedade. Domingas Santana, coordenadora da Obra Kolping de Esperantina, apresentou as obras que foram e que estão sendo realizadas e afirmou que as ações, parcerias e a união das famílias são responsáveis pelos avanços conquistados. A presidente eleita da Comunidade Kolping de Pedro II, Maria Claudina, que será empossada nesta sexta-feira, disse que o encontro foi muito importante, principalmente pelo fato da entidade realizar um planejamento das ações de 2014 com um olhar voltado para 2020 e também pelo fato de trazer excelentes perspectivas de novas ações sociais, dando um enfoque especial às mulheres e juventudes.

?Nos municípios onde as Comunidades Kolping atuam, o nível de organização das famílias e o número de conquistas vêm sendo ampliados a cada ano, a exemplo do que ocorre em Porto?, falou Raimundo Ferreira, vice-presidente da Obra Kolping e coordenador da entidade no município.

?É importante considerar que o significativo resultado alcançado pela Obra Kolping foi e está sendo possível graças ao esforço das comunidades, coordenação e diretoria, Obra Kolping do Brasil, ASA, AP1MC, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SASC, FUNDAC, MDS e outros parceiros importantes?, afirmou Francisco Santana, presidente da entidade no Piauí.

NOVOS PROJETOS

No encontro foi lançado o programa ?Tocando o Piauí?, que, a partir do mês de março, vai promover a inclusão social de crianças a partir dos 12 anos, adolescentes e adultos através da música.

?O projeto é uma iniciativa sociocultural da Obra Kolping do Piauí, em parceria com as Comunidades Kolping; e o acesso é gratuito. Serão realizadas atividades práticas com instrumentos musicais, como teclado e violão?, explicou Raimundo João, coordenador estadual da entidade.

O projeto será implantado inicialmente nos territórios de Simplício Mendes e Oeiras, de Floriano, Pimenteiras e Teresina, de Porto, Esperantina e de Pedro II.

Além disso, foi anunciado o apoio ao projeto Casa Nossa, uma iniciativa da Obra Kolping do Piauí que visa garantir a sustentabilidade das Comunidades Kolping, sendo espaços de articulação e de encontros que vão proporcionar as trocas de experiências.

Outra grande novidade do encontro é que a Obra Kolping do Piauí, neste ano, vai dar um enfoque especial às mulheres, apoiando o segmento no resgate da cidadania, autoestima e empoderamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES