Esculturas de animais da região de São Raimundo e Anísio de Abreu são destaque no Jornal Meio Norte

Esculturas de animais da região de São Raimundo e Anísio de Abreu são destaque no Jornal Meio Norte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Jornal Meio Norte, através do suplemento "Piauí", destacou nesse domingo em reportagem, feita por esse blogueiro, monumentos que retratam animais ameaçados da região de São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu, como a siriema e a onça pintada, e o já extinto tatu canastra.

Veja a reportagem na íntegra:

ESCULTURAS DÃO VIDA À FAUNA AMEAÇADA NO SERTÃO DO PIAUÍ

Djalma Batista

Editor do Piauí

Pensar o sertão do Piauí, na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, sem as esculturas gigantes de animais extintos e ameaçados de extinção, feitas pelo artista plástico e escultor baiano Lêdo Ivo, não tem graça nenhuma.

Os monumentos colocados em três entroncamentos que ligam a cidade a Remanso, na Bahia, e aos municípios piauienses de Canto do Buriti e São João do Piauí já fazem parte da paisagem e da cultura local, atraem cada vez mais a atenção dos turistas e dão vida à fauna sob constante ameaça.

As esculturas das onças pintadas, do tatu-canastra, na saída para Canto do Buriti, e da seriema, ao lado da rodoviária e no entroncamento que dá acesso a São João do Piauí, além de servirem como elo entre o visual urbano e o rural, valorizando a fauna brasileira, estão sendo usadas de forma educativa por escolas de vários municípios do Piauí. Um deles, Vila Nova do Piauí, investiu na aula-passeio, para que os alunos da rede municipal de ensino pudessem conhecer os elementos que compõem o universo do berço do homem americano.

Além do Museu do Homem Americano e dos sítios arqueológicos e geológicos, os alunos conheceram as esculturas feitas por Lêdo Ivo, quando aprenderam mais sobre a seriema, onça pintada e sobre o tatu-canastra, que são revelados através das caçadas pré-históricas através de pinturas rupestres da Serra da Capivara.

As esculturas gigantes de animais colocadas em pontos estratégicos de São Raimundo Nonato foram idealizadas pelo prefeito da época, o Padre Herculano Negreiros. Ele afirmou que a ideia de construir os monumentos surgiu da necessidade de estimular a preservação ambiental e de levar as pessoas a valorizar a fauna e flora do país.

Padre Herculano explicou que o projeto das obras foi inspirado nos monumentos de Florença, na Itália, que expõem figuras mitológicas e bíblicas, mas que foi adaptado à realidade do município, com o uso de animais ligados à pré-história e à flora e fauna locais.

CORUJA GIGANTE FAZ PARTE DO PROJETO

O ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Padre Herculano Negreiros, que idealizou o projeto das esculturas com animais, explicou o motivo da adaptação da proposta inicial das obras.

?Ao invés de esculturas mitológicas ou bíblicas, achei mais pedagógico fazer as obras com animais, valorizando a nossa fauna e flora. Isso foi muito bom e deu um resultado formidável, do ponto de vista da preservação e do respeito das pessoas aos animais. Hoje, todos os turistas que passam em São Raimundo não vão embora sem visitar as esculturas e tirar fotos para recordações e também para publicar nas redes sociais. As esculturas integram o urbano que está emergindo com a necessidade de se preservar e de não agradir o meio ambiente?, explicou.

O ex-prefeito revelou que o projeto das esculturas com animais não foi concluído por causa do fim do mandato de prefeito. Segundo ele, os monumentos seriam colocados também nos entroncamentos que dão acesso às cidades de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, e ao município de Caracol, onde fica o Parque da Serra das Confusões. Ele lembrou que havia a ideia de colocar uma coruja gigante ou ?Corujão? na área que fica à altura da Caixa D?água, na saída de São Raimundo Nonato para Campo Alegre de Lourdes, mas o projeto não foi concretizado.

No sertão do Piauí, o baiano Lêdo Ivo, que tem importantes esculturas feitas na França, também foi escultor do monumento Tamanduá, em Anísio de Abreu. A obra, que faz alusão ao primeiro nome da cidade antes da lei de criação do município, simboliza a ameaça ao tamanduá-bandeira. O bicho foi esculpido com as patas dianteiras suspensas, sinal de defesa ou de fuga, por exemplo, da terra quente das queimadas.(D.B.)

(HISTORINHA SOBRE O TATU CANASTRA

Entre as pinturas rupestres localizadas em sítios arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, há o registro da caça, feita pelos pré-históricos que viveram na região, ao tatu-canastra. O animal só existe no sertão piauiense no imaginário das atuais gerações e pode ser visto através da escultura construída por Lêdo Ivo, isso por ter sido extinto há várias décadas. A caça aos diversos tipos de tatu, entre eles, o tatu-bola, símbolo da Copa do Mundo de 2014, é combatida por fiscais do parque da Serra da Capivara, mas o consumo de caças ainda está muito arraigado à cultura das famílias que vivem principalmente nas áreas rurais.(D.B.))

(HISTORINHA SOBRE A SIRIEMA

A seriema esculpida pelo escultor baiano Lêdo Ivo e colocada no entroncamento que liga São Raimundo Nonato à cidade de São João do Piauí, que aparece ao lado da modernidade da indústria automobilística, expressa a sagacidade dessa ave que, segundo pesquisadores, mesmo tendo asas, raramente voa. No momento de perigo, corre com muita velocidade ou enfrenta o predador. Ligeiramente parecida com a ema, mas menor em estatura, a seriema descansa à noite em árvores, onde constrói seus ninhos, por isso foi muito atingida pelos desmatamentos e queimadas na região de São Raimundo Nonato. Exótica por causa coloração cinzento-escura, com riscas finas pelo corpo, pernas e bico vermelhos, a ave é também alvo dos traficantes de animais silvestres.(D.B.))

(CRUZEIRO, NO MORRO DO CRUZEIRO, EM SÃO RAIMUNDO, ESTÁ ENTRE OS MONUMENTOS MAIS IMPORTANTES DA CIDADE. ESSAS FOTOS FORAM GENTILMENTE CEDIDAS PELO EX-PREFEITO PADRE HERCULANO)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES