Piauí é o terceiro estado em desvio de energia elétrica, perdendo apenas para o AM PA

Piauí é o terceiro estado em desvio de energia elétrica, perdendo apenas para o AM PA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o terceiro estado do Brasil em roubo de energia, só perdendo para o Amazonas e o Pará. Os dados são da Eletrobras. A companhia intensificou as ações de fiscalização e conseguiu recuperar R$ 25 milhões em um ano de ação.

As ações foram intensificadas desde o final do ano passado, quando a Eletrobras contratou 120 equipes de fiscalização. Segundo o assistente da diretoria comercial da distribuidora, Armando Gayoso, são feitas cerca de 7 mil vistorias por mês em todo o Estado. Em 2.200 casos é constatado o desvio de energia.

Para que um imóvel seja vistoriado é preciso que ocorra uma denúncia ou que a companhia detecte consumo reduzido em relação à média registrada para aquele imóvel. Ainda é possível que o funcionário que faz a leitura provoque a fiscalização informando que o consumo não é compatível para o tamanho do imóvel.

?Quando se precebe que o cliente reduziu demais o consumo, nós observamos por um período de três meses. Se o consumo continuar baixo, nós mandamos a equipe vistoriar. Temos esse leque de informações que nos sinalizam um possível desvio?, informa Gayoso.

Os valores desviados costumam ser altos. ?Já tivemos caso de que o somatório chegou a R$ 50 mil?, comenta o assistente.

Quando o caso é constatado, o cliente tem um prazo de 30 dias para contestar. Depois desse período, é emitida a conta e há facilidade de parcelamento. ?O que cobramos é exclusivamente a energia que foi consumida e não foi faturada. É uma metodologia estabelecida pela Anel?, afirma.

Fonte: Cidadeverde.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES