Campanha de Vacinação (Anti-rabica) de Cães e Gatos 2014 em Arraial - PI.

Campanha de Vacinação (Anti-rabica) de Cães e Gatos 2014 em Arraial - PI.

Renan Leal | Renan Leal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A secretaria municipal de saúde de Arraial - PI estará realizado a campanha de vacinação anti-rábica animal de cães e gatos.

A Raiva é uma virose caracterizada por uma encefalopatia aguda, 100% letal que acomete animais de sangue quente inclusive o homem. É transmitida pela mordedura e/ou lambedura em mucosas por cães e gatos no meio urbano, por animais silvestres e herbívoros no meio rural.

O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido ? basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central. O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas sobretudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva.

Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.

A Secretária de Saúde, Ednolia Pereira, diz que é importante a participação da comunidade para que a campanha tenha êxito.

?É de suma importância que a população participe da campanha, tanto que tem animais, se dirigindo aos locais de vacinação, de acordo com o cronograma, como também as pessoas que não tem animais, ajudando na divulgação da campanha. A imunização dos animais ajuda na prevenção da raiva, uma doença que pode ser transmitida para o ser humano?, destacou Edinolia Pereira.

===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25===>../../../imagens/2014/6/25



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES