GAV recebe convite para participar de simulado com múltiplas vítimas em Teresina

GAV recebe convite para participar de simulado com múltiplas vítimas em Teresina

GAV | gav
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é de hoje que os integrantes do GAV – Grupo de Apoio Voluntário de Barras vem se destacando e chamando à atenção de outros seguimentos. Recentemente o GAV participou do Projeto ECOAÇÂO, organizado população da comunidade Estreito junto com Ana Flori, que teve por objetivo fazer a limpeza das margens do Riacho Santo Antônio neste último domingo (18).  


Desta vez o Grupo recebeu o convite do barrense Patriotino Lages, estudante de enfermagem da Faculdade FACID DeVry, que está coordenando junto com seus professores, SAMU, GTAP, PRF e STRANS, para participarem de um simulado de resgate com múltiplas vítimas que acontecerá nesta sexta-feira (23). “Estamos honrados pelo convite para participar do simulado com múltiplas vítimas. Obrigado ao amigo Patriotino Lages pelo convite, pois será muito importante para nós,” disse o coordenador do Grupo, Francisco Sampaio. 

No Brasil, atualmente a violência e os acidentes de trânsito configuram-se como um dos principais problemas de saúde pública. Integrando essa problemática, encontram-se os Acidentes com Múltiplas Vítimas (AMV), que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são aqueles que apresentam desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades, e que apesar disso, podem ser atendidos com eficiência desde que se adote a doutrina operacional protocolada. Como parâmetro de magnitude, considera-se AMV aqueles eventos súbitos com mais de 5 (cinco) vítimas graves. Já os desastres são acidentes provocados pelo homem que envolva 20 ou mais vítimas.

Acadêmico de Enfermagem, Presidente da I Liga de Urgência e Emergência em Enfermagem da FACID-DeVry Brasil e Barrense, Patriotino Lages vem realizando um trabalho muito bonito na capital piauiense, no dia 20 de dezembro de 2014,Patriotino realizou junto à equipe de enfermagem de Teresina o I Simulado de Resgate a Múltiplas Vítimas Do Curso de Enfermagem da FACID, sob supervisão das Drª Izabel Cristina e Drª Eronice Ribeiro onde as mesmas são enfermeiras do SAMU-TERESINA. Com o sucesso do simulado ,  o Núcleo de Educação em Urgência do SAMU de Teresina ,juntamente com o grupo no qual o nosso Barrense faz parte o irão promover no dia 23 de janeiro de 2015  no Parque de Exposição Dirceu Arco Verde em Teresina,  as 8 : 30 da manhã. 

Conhecedor do trabalho do Grupo de Apoio Voluntario de Barras, Patriotino lançou o convite para o grupo assistirem como funciona todo o sistema de resgate a múltiplas vítimas.

“O objetivo do simulado é analisar a assistência prestada enfermagem em um cenário com múltiplas vítimas para que se possam desenvolver habilidades quanto à capacidade de planejamento, comunicação e comando, assim como capacitar os participantes para a realização da triagem e desenvolver habilidades acerca da abordagem inicial a vítima de trauma. Quando soube desse simulado na faculdade, a primeira coisa que eu pensei foi em trazer os meninos do GAV, grupo esse que eu tenho total admiração e respeito, e achei bom eles virem, pois iremos planejar depois com todos do GAV, para fazer um simulado dessa magnitude em Barras. Então pensando logo nisso, achei bom lançar o convite a eles” relatou Patriotino Lages. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES