10° Conferência da Assistência Social é realizada em Barro Duro

A Prefeitura de Municipal de Barro Duro, realizou, nesta sexta-feira (20), na Creche Monteiro Lobato, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Municipal de Barro Duro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta sexta-feira (20), na Creche Monteiro Lobato, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.

As conferências têm como principal característica reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas, bem como a garantia de direitos através dessa política.

O prefeito Deusdete Lopes destacou a importância em debater assuntos relacionados ao social. “Esse é um momento ímpar para discutirmos sobre o Sistema Único de Assistência Social. Trabalhamos sempre buscando atender melhor nossos irmãos barrodurenses, com a conferência falamos de maneira extraordinária sobre as ações e melhorias de serviços para a população”, disse o gestor.

Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização da Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

“As coisas acontecem quando realizamos um esforço para isso. Momentos assim, de união, fortalecem o nosso trabalho e contribuem para o sucesso dos nossos objetivos. As conferências não são ações isoladas, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública”, frisou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Carmen Lúcia.

Estiveram presentes no encontro, além do prefeito municipal Deusdete Lopes, a secretária de Assistência Social Carmen Lúcia, a secretária de Administração Márcia Marcela, o secretário de Saúde Antonio Filho, o chefe de gabinete Rivaldo Feitosa, o secretário de esportes, José Bertoldo, a secretária de cultura Claudia Arraes, a secretária de educação Ana Márcia, a vereadora Jesus Pessoa, colaboradores e população, em geral.

O evento foi conduzido pelas conferencistas, Socorro Cardoso e Andreza Cunha, ambas do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS.

 

SUAS

A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União. No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES