Projeto Barro Duro Sustentavel

Projeto Barro Duro Sustentavel

Projeto | Neto Barro Duro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

PROJETO ?BARRO DURO SUSTENTÁVEL?

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Conceição Pereira de Sousa, apresentou sexta-feira (07/06) o projeto "Barro Duro Sustentável ", que tem como objetivo a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem, a arborização e preservação do ambiente, bem como conscientizar a população do município de Barro Duro para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

O projeto tem como ações:

Exposições de sementes para o plantio, mudas de plantas e lixeiras seletivas;

Coleta seletiva do lixo nas escolas;

Exposição de artesanatos feitos com materiais reciclados;

Preparação do adubo para o plantio;

Limpeza dos ambientes para o plantio;

Palestras sobre o tema.

O projeto mobilizou toda a rede municipal de ensino , alem da comunidade onde houve apresentação de produtos feitos por alunos das escolas, amostra de roupas feitas com produtos recicláveis, e ainda houve sorteio de brindes, sorteio de uma bicicleta e uma maquina de xerox para a escola que apresentasse o melhor projeto de sustentabilidade.

Parabéns a secretaria de Meio Ambiente pela preocupação da preservação da nossa cidade. São projetos e atitudes como essa que vale a pena incentivar e ajudar e que a cidade precisa.

JUSTIFICATIVA

A principal finalidade desse trabalho é contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingirmos esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con-ceitos, é preciso que a população trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

Nessa perspectiva, a Secretaria de Meio Ambiente ela¬borou seu projeto ?Barro Duro Sustentável? que tem como objetivo a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem, a arborização e preservação do ambiente, bem como conscientizar a população do município de Barro Duro para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

OBJETIVOS

Conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

Mobilizar a população de Barro Duro sobre a importância da arborização e preservação da ambientação do município.

METAS

Separar o lixo reciclável para a transformação de coisas velhas em novas;

Distribuir latas de lixo pelo município para a coleta seletiva;

Arborizar praças, campos e ruas do município;

Limpar o ambiente.

AÇÕES

Exposições de sementes para o plantio, mudas de plantas e lixeiras seletivas;

Coleta seletiva do lixo nas escolas;

Exposição de artesanatos feitos com materiais reciclados;

Preparação do adubo para o plantio;

Limpeza dos ambientes para o plantio;

Palestras sobre o tema.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.

O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna mais cidadãos. Nossos adolescentes e crianças estão cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.

Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas

máquina de xerox para a melhor escolar.

sorteio de brindes

sorteio de uma bicicleta

exposição de roupas feitas com materiais recicláveis confeccionadas pela grife "Preta Chic", empresária e sec. de cultura Vilma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES