Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Câmara de Batalha não terá mulher no legislativo a partir de 2017

Câmara de Batalha não terá mulher no legislativo a partir de 2017
legislativo | Câmara de Batalha
Compartilhe
Google Whatsapp

Pela primeira vez em 20 anos, Batalha não terá nenhuma vereadora na Câmara Municipal. Atualmente, a única mulher na Câmara é a vereadora Shammara Maria (PR), que foi candidata a prefeita e indicou o esposo, Nerioston Moraes Castro, como candidato a vereador.

Nem mesmo a determinação a lei que obriga a presença de 30% de mulheres na disputa eleitoral ajudou neste pleito. As candidatas não conseguiram ter o apoio sequer de seus familiares, que optaram nos homens para legislar em Batalha.

A primeira vereadora da história de Batalha foi à professora Floripes do Rego Pires, que se elegeu nas eleições de 1950 pela UDN. Na legislatura seguinte, 1954, foi à vez de Sulamita do Rego Pires, irmã de Floripes. Já em 1972 as mulheres conseguem ampliar a participação no parlamento com o retorno de Floripes do Rego Pires e a eleição de Rita Melo. Essa foi a primeira vez que a cidade teve duas mulheres na Câmara ao mesmo tempo. Na eleição seguinte, 1976, Rita consegue se reeleger. 1982 foi eleita Maria da Conceição Fortes Freitas (tia do prefeito João Messias). Depois disso, houve um intervalo de duas eleições sem a presença do sexo feminino no parlamento batalhense. A partir de 1992 as mulheres voltaram ocupar em definitivo o legislativo com a eleição de Alair de Sousa Rodrigues, mais conhecida como Lalá. Na eleição seguinte, 1996, Lalá é reeleita e com ela mais duas mulheres, Professora Floripes do Rego Pires e Fátima Machado. Em 2000 Fátima Pires e Fátima Machado. Em 2004 Shammara Maria, Patrícia Vasconcelos e Fátima Machado. Em 2008 o número de mulheres na Câmara Municipal cresceu significativamente, quatro ao todo: Patrícia Vasconcelos, Fátima Machado, Fátima Pires e Shammara Maria. Na legislatura seguinte, 2012, reduziu pela metade, apenas Shammara Maria e Patrícia Vasconcelos lograram êxito, a última renunciou para assumir cargo a Coordenação de Crédito Fundiário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

No próximo ano, depois que os vereadores forem empossados, eles devem eleger a nova composição da Mesa Diretora da Câmara.

É bem provável que os vereadores mais experientes, que foram reeleitos, queiram se articular para assumir cargos como presidente e primeiro-secretário, entre outros.

A proposito do assunto, nesta segunda-feira (03) foi visto um vereador novato (coligação de Teresinha Lages) na companhia de outro vereador (coligação de João Messias). De acordo com o informante do FB, os dois seguiam rumo à fazenda buriti.

Confira a seguir relação das mulheres que disputaram vaga no legislativo e seus respectivos votos:

Larisa – 566 votos

Enfermeira Mônica – 407 votos

Raimundinha – 188 votos

Lizandra – 129 votos

Socorro Carvalho – 109 votos

Marcia Ferreira – 74 votos

Magar – 28 votos

Irmã Conceição – 27 votos

Dona Dora – 24 votos

Liduina – 21 votos

Mariha Franco – 18 votos

Mazé Castro – 13 votos

Maria Pereira – 9 votos

Maria de Lourdes – 5 votos

Maria Ivone – 5 votos

Mariazinha – 4 votos

Dayana – 1 voto

Marcele – 1 voto


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×