Campanha alerta para o tombamento do Painel da Igreja de Esperantina

Campanha alerta para o tombamento do Painel da Igreja de Esperantina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma campanha através da rede social (facebook, whatsapp e twitter) está acontecendo atualmente na cidade de Esperantina relacionada a preservação do painel “Calvário de Cristo” da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança.

O quadro em questão, batizado de “Calvário de Cristo” foi pintado há mais de 30 anos pelo artista João Batista Bezerra da Cruz. O painel mostra Jesus Cristo crucificado ao lado de manifestantes, sem tetos e denuncia as mazelas sociais. 

Internautas estão alertando para o tombamento da obra e a sua preservação, já que é um patrimônio da cidade. O padre Evandro Alves da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, está praticamente em campanha para a retirada do referido painel, o que não tem agradado a grande maioria dos fiéis.

A obra foi pintada na gestão do padre Ladislau João da Silva em 1983 e fica no altar da igreja. Para o atual pároco de Esperantina, Evandro Alves da Silva, o quadro só trouxe “discórdia entre fiéis” e por isso está discutindo a possibilidade de retirá-lo do altar.

Padre Ladislau informou que o painel foi construído após consulta popular e a polêmica se deve a visão distorcida da espiritualidade. Segundo ele, a obra foi baseada no documento de Puebla e ao evangelho de São Mateus. 

“O obra é uma referência na região e existe até em catálogos internacionais. É com base no documento de Puebla que diz que a face de Cristo se expressa nos rostos de crianças golpeada pela fome, no rosto das mulheres vítimas do machismo, no rosto dos trabalhadores sem terra e outras mazelas”, afirmou Ladislau.

Na defesa da obra, Ladislau argumenta ainda: “Não tirei de minha cabeça. É o retrato do calcário do povo de Deus. Não se pode simplesmente destruí-la. É um mosaico do que o povo pensa e um momento bastante atual. O que existe é que tem pessoas com visão distorcida da espiritualidade libertadora”.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN ( Teresina ), esteve em Esperantina, onde na oportunidade se reuniu com representantes da igreja católico, entrevistou populares e fez um levantamento sobre a importância cultural e histórica do referido painel.

“O Calvário de Cristo Hoje” o autor desta belíssima Pintura é do Piauiense João Batista Bezerra Cruz, natural da cidade de Pedro II. O artista João Batista, retratou a realidade de como era nas décadas de 80 a 90.

Em nossa realidade o Calvário de Cristo se Expressa:

– pelas feições das crianças golpeadas pela fome.

– pelas feições dos Jovens desorientados.

– pelas feições dos camponeses explorados, sem terra, sem pão.

– feições das mulheres marginalizadas.

– pelas feições dos velhos abandonados…





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES