Cônsul Japonês visitou o município de Batalha e teve encontro com prefeitos e piscicultores da região‏

Cônsul Japonês visitou o município de Batalha e teve encontro com prefeitos e piscicultores da região‏

Fotos Visita do Cônsul Japonês | Fotos Carlos Araujo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cônsul Geral do Japão em Belém, Rei Oiwa, visitou o município de Batalha na ultima quinta-feira, 22 de maio. Na oportunidade o mesmo reuniu-se com os piscicultores dos municípios de Batalha, Joaquim Pires, Esperantina e Madeiro.

Vale ressaltar que na noite anterior o Diplomata foi recebido pela Prefeita de Batalha, senhora Teresinha Alves em seu gabinete onde ouvia da mesma os detalhes sobre o projeto que a prefeitura almeja implantar na região. No dia seguinte, Rei Oiwa teve encontro com os criadores de peixes e outras autoridades no Hotel Bela Vista.

Participaram também da conversa com os piscicultores o senhor Helder Freitas - Gerente Regional do SEBRAE/PI em Piripiri, Seiji Nakayama - Diretor Presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, Patrócolo Silveira, presidente da APIBA - Associação dos Piscicultores de Batalha, o médico Antonio Lages que representou a prefeita de Batalha no evento e o prefeito do município de Madeiro, Zé Neto.

Após o encontro o Cônsul visitou alguns criatórios de peixes na zona rural de Esperantina e Batalha, dentre os quais, os tanques do piscicultor conhecido como Chico Tampa na zona rural de Esperantina e do piscicultor conhecido como Dila na zona rural de Batalha.

O Governo do Japão oferece um programa de assistência econômica para projetos de desenvolvimento concebidos para atender as diversas necessidades dos países em desenvolvimento. Conhecido como "Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)", este programa oferece apoio a projetos propostos por vários organismos, tais como organizações não governamentais (ONGs), e governos locais, entidades sem fins lucrativas.

Com essa possibilidade de ajudar os municípios com a execução de ações que promova o desenvolvimento social, no dia 30 de abril de 2014 o Centro Piauiense de Cultura Japonesa e a Associação dos Piscicultores de Batalha entregaram ao consulado do Japão em Belém um Projeto para a Implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Peixe na Região do Baixo Parnaíba Piauiense, que será instalado no município de Batalha.

O Projeto, quando aprovado e implantado, vai beneficiar piscicultores de vinte municípios da região do Baixo Parnaíba Piauiense. A previsão é de a Unidade irá processar até cinco mil quilos de peixe por dia. Com valor agregado, o pescado ganhará mais mercado e terá um preço melhor para negociação. A Unidade, quando montada, terá todos os equipamentos necessários para o beneficiamento do peixe, poço tubular, energia elétrica e capacitações.

O Projeto, orçado em R$ 500.451,22 (Quinhentos Mil Reais) terá a contrapartida financeira não reembolsável do Governo Japonês, da APIBA e da Prefeitura Municipal de Batalha, que fez a doação do terreno para construção da Unidade.

Após receber o projeto o Rei Oiwa, Cônsul Geral do Japão em Belém, veio conhecer in loco a realidade dos piscicultores nesta região.

Segundo o consulado o governo do Japão recebe mais solicitação do que pode atender. Por isso, os fundos são fornecidos apenas àqueles projetos que, após exame e avaliação detalhados, se mostrarem mais viáveis e relevantes. Ao receber a solicitação e os documentos relacionados, a missão diplomática ou consular adotará os seguintes procedimentos: Exame do projeto, Visita ao local do projeto, Contrato de Assistência, A entrega dos fundos, Implementação do Projeto,Alterações no planejamento original, Relatórios e Auditoria.

Bastante satisfeito com a presença do cônsul do Japão, o gerente Regional do SEBRAE/PI, Helder Freitas, disse que agora é esperar a decisão do Governo Japonês sobre a liberação dos recursos para a compra dos equipamentos da Unidade.

?Estou muito feliz pelo momento. Para elaboração do Projeto, o Escritório Regional do SEBRAE/PI em Piripiri tivemos muitos parceiros como Patrocollo Silveira, Seiji Nakayama, CPCJ e Prefeitura Municipal de Batalha?, falou Helder.

Já o Prefeito do município de Madeiro, Zé Neto, disse ?a implantação desta Unidade de Beneficiamento vai dar um impulso muito grande na atividade da piscicultura nesta região?, assegurou o mesmo.

Para o representante da Prefeitura de Batalha, Dr. Antonio Lages, ?A atividade da piscicultura é o setor que mais cresce no momento e os piscicultores já se deparam com uma forte concorrência na comercialização do produto e com a implantação desta unidade eles vão ter pra quem vender o peixe?, disse Lages.

Perguntado pelo Cônsul Rei Oiwa, se a Implantação da Unidade de fato seria benéfica nesta região, o piscicultor de Esperantina senhor João da Emel disse: ?Se essa unidade já tivesse sido implantada há dois anos nosso negócio na área de criação de peixe estaria muito melhor e não tomávamos tanto prejuízo?, disse o piscicultor.

No final de sua visita o Cônsul Rei Oiwa, falou que agora vai fazer seu relatório sobre o que constatou nessa sua visita ao município de Batalha e depois vai repassar para o governo japonês, que tomará a decisão sobre a possibilidade de investimento na área da piscicultura nesta região. Sobre os recursos, esse dinheiro que o seu país repassa para a execução em projetos sociais é proveniente de impostos do povo japonês, garantiu o diplomata.

Assessoria de Comunicação - PMB



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES