Bom Jesus participa de Fórum Regional para Pessoas com Deficiência

Bom Jesus participa de Fórum Regional para Pessoas com Deficiência

Dança Eficiente | Dário Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de levar informações e serviços para as pessoas com deficiência, familiares e agentes que trabalham com essa causa, foi realizado, nos dias 3 e 4, no Centro Estadual de Tempo Integral Desembargador Amaral, em Curimatá, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos do Estado, teve a participação de mais de mil pessoas dos 24 municípios do Território Chapada das Mangabeiras.

O grupo "Dança Eficiente" de Bom Jesus esteve presente no Fórum, fazendo apresentações de dança e participando das demais atividades (veja as fotos abaixo).

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância de descentralizar os serviços para as pessoas com deficiência do Piauí. “O Governo do Estado, por meio da Seid, vem buscando melhorar, cada vez mais, a vida da pessoa com deficiência. A nossa missão à frente a Seid é trabalhar para que a pessoa com deficiência tenha uma vida melhor e que a sociedade seja mais inclusiva”, destaca o gestor.

De acordo com o Censo IBGE 2010, o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Antes, éramos o terceiro estado da federação em número de pessoas com deficiência. Hoje, somos o quarto. Esse avanço é reflexo do trabalho desenvolvido desde 2003, na primeira gestão do governador Wellington Dias. Assim, buscaremos, ainda mais, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência do estado“, finaliza Mauro Eduardo. 

Segundo a coordenadora do fórum, Helena Lima, durante o evento, “as pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais que trabalham a politica de inclusão e moram na região de Curimatá tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre direitos, garantias e serviços oferecidos pelo estado, como o Passe Livre Cultura e o Intermunicipal“. 

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, falou da importâcia de realizar um evento que discute a inclusão. “Avançamos muito nas políticas públicas de inclusão, mas ainda existe muito para ser feito para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O Ceir, por exemplo, é referência em reabilitação no estado. Firmamos uma parceria junto ao Governo Federal para a disponibilização de duas Oficinas Itinerantes para atender aos 224 municípios do Piauí. Essas oficinas oferecerão equipamentos ortopédicos gratuitos como órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas“, enfatiza a gestora .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES