Controle Eletrônico de Frequência Escolar combate evasão

Controle Eletrônico de Frequência Escolar combate evasão

Ponto na escola | Emiliano Amorin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A frequência escolar está diretamente relacionada ao bom desempenho dos alunos. Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus (PMBJ) criou o Programa deControle Eletrônico de Frequência Escolar, que utiliza a tecnologia para reduzir a evasão e melhorar a relação ensino-aprendizagem. Os alunos das escolas participantes do projeto possuem uma carteira com código de identificação eletrônica, de uso obrigatório, e que viabiliza o repasse de informações aos pais sobre faltas, atrasos, ocorrências pedagógicas e notas.

Atualmente, o programa envolve 3.342 alunos, desde a educação infantil até o 9º ano, das seguintes escolas: Creche Clotildes Noronha, Creche Tio Patinhas, Escola Hugo Piauilino, Escola Marlene Piauilino, Escola João Pinheiro, Escola Maria Aristeia, Centro Comunitário São José e Escola Joaquim Rosal Sobrinho.

Todos os alunos das escolas participantes receberam uma identificação eletrônica composta por carteira com código de identificação (e-carteira), de uso obrigatório para acesso do aluno à unidade escola — devolvida apenas ao término do horário de aulas.

Além do controle eletrônico de presença, o programa permite, via mensagens para celular, o envio de alertas para os pais de alunos faltosos, assim como envio de ocorrências pedagógicas ou disciplinares, notas e conceitos bimestrais, e informações sobre reuniões, por exemplo.

Apesar de a implantação do programa ser recente (segundo semestre letivo de 2015),  já é possível observar ganhos em relação à gestão do comportamento dos alunos em sala de aula e à melhoria do fluxo de informações entre pais e escola. “Com o Controle Eletrônico de Frequência Escolar, melhoramos a integração entre educadores, pais e alunos, possibilitando um acompanhamento mais detalhado da vida escolar de cada criança ou adolescente. Assim, conseguimos avançar mais rapidamente em Educação”, declara o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES