Dom Inocêncio López, o santo “Piauiense”

Dom Inocêncio López, o santo “Piauiense”

Dom Inocêncio López | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, participou, nesta terça-feira (20), da Celebração Eucarística para Instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa da Beatificação e Santificação de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, na Catedral de São Raimundo Nonato. Ex-bispo de Bom Jesus e integrante da Ordem das Mercês, Dom Inocêncio pode vir a ser o primeiro santo com atuação religiosa no Piauí.

"Foi uma grande emoção vivenciar este momento que pode resultar na declaração do primeiro santo a viver no Piauí, com atuação religiosa especial em nossa região. Torçamos para que em breve possamos ter nosso primeiro santo 'piauiense", declarou o prefeito após a celebração.

Dom Inocêncio López Santamaria nasceu na aldeia de Sotovellanos, na província de Burgos, comarca de Odra-Pisuerga, na Espanha, no dia 28 de dezembro no ano de 1874. O religioso ingressou na Ordem das Mercês no Convento de Conjo, em Santiago de Compostela. Chegou ao Brasil em 1931 pelo Rio de Janeiro e teve atuação em Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

O processo de canonização realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana costuma ser longo.

Após a abertura da causa, investiga-se a vida do candidato, suas virtudes e a fama de santo; depois, averigua-se a ocorrência de um primeiro milagre após a morte do candidato. Em seguida, investiga-se a realização de um segundo milagre após a beatificação do candidato. Em se confirmando o segundo milagre, a Santa Sé realiza a canonização.

Livro

Ao lado de Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus, e alguns bonjesuenses, Marcos Elvas acompanhou ainda o lançamento do livro "Dom Inocêncio Lopes Santamaria - Um santo bispo", do padre Fernando Raposo.

http://dominocenciosantamaria.com.br/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES