Prefeitura apresenta ações para infância e adolescência

Prefeitura apresenta ações para infância e adolescência

Selo Unicef | Dário Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus (PMBJ) participou, nesta terça-feira (21), do II Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2013/2016. Na oportunidade, foram apresentadas as ações estratégicas desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Assistência Social em favor da infância e da adolescência. O município de Bom Jesus está em fase final de avaliação pelos técnicos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Um dos destaques da apresentação da PMBJ foi o Programa Alegria de Saber (PAS), executado em parceria com o renomado Instituto Alfa e Beto, com o objetivo de corrigir o fluxo idade-série entre os alunos do Ensino Fundamental Menor da rede municipal de ensino. O PAS direciona as atividades relacionadas a leitura e escrita de acordo com o nível de desenvoltura de cada estudante, inclusive com uso de ferramentas tecnológicas, como tablets e lousas digitais.

Segundo o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus vem executando diversos programas voltados para a inclusão e proteção de crianças e adolescentes. Marcos Elvas ressaltou os resultados do PAS, que entre 2014 e 2015 ampliou o índice de alunos alfabetizados no 1º ano de 17% para 75%. “Com o compromisso dos que fazem a administração pública e a atuação efetiva da sociedade civil organizada, conquistaremos este reconhecimento”, declarou.

Durante o ciclo de avaliação dos municípios que buscam esta certificação, é criado um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. Além disso, o Unicef promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final deste ciclo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES