Coligações políticas assinam termo de conduta

Coligações políticas assinam termo de conduta

Juiz Dr. Damasceno e Promotor Dr. Nivaldo Ribeiro | Elisângela Régia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje à tarde aconteceu na sede da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) uma reunião com representantes da Justiça Eleitoral e dos partidos políticos de Brasileira. Estavam presentes o Juiz da 11ª Zona Eleitoral, Dr. João Damasceno, o Promotor Dr. Nivaldo Ribeiro, o Delegado da Polícia Civil, Gustavo Jung, o Capitão da Polícia Militar, Albert Rosal, a Analista do TER e Chefe do Cartório Eleitoral da 11ª Zona, a advogada Roseleide Melo e o advogado Antônio Pereira, servidor do cartório, candidatos de Brasileira, os representantes das coligações ?Rumo Novo com a Força do Povo?, que tem como candidatos a prefeito e a vice, Zé Filho e Amarildo Melo e ?Brasileira é de Todos?, com os candidatos Messias Filho e Wilson Aguiar e alguns populares.

A reunião teve como objetivo esclarecer algumas dúvidas sobre a lei da propaganda eleitoral e firmar um termo de conduta entre as coligações para que a propaganda eleitoral seja realizada dentro das normas e sem prejuízo para ambas as partes.

Na ocasião os representantes das polícias civil e militares se manifestaram dizendo que estão à disposição da população para garantir a tranqüilidade e segurança e que as rondas policiais serão constantes, para tanto pedem a colaboração da população no sentido de evitar o uso de carros de som, respeitando a lei do silêncio.

O Juiz, Dr. Damasceno se manifestou repassando alguns informes da lei da propaganda eleitoral e mediando as negociações entre as coligações. O promotor, Dr. Nivaldo, por sua vez iniciou sua fala mencionando as denúncias recebidas a respeito do baixo nível da campanha, comício realizado com injúrias, ofensas e agressões pessoais. Isso é terminantemente proibido, uma vez que a propaganda eleitoral deve ser usada para se apresentar projetos de trabalho, propostas de administração e não agredir pessoalmente os envolvidos em campanha, isso é crime.

A reunião continuou com alguns questionamentos e acordos, que podem assim ser resumidos:

? Está proibida a propaganda eleitoral na BR (Avenida Cândido Mendes);

? Não é permitida propaganda próxima a prédios públicos (igrejas, escolas, hospital, Câmara, etc.);

? Está proibido o uso de foguetes;

? Serão utilizados dois carros de som por coligação em dias alternados, podendo ser um carro na zona urbana e outro na zona rural;

? Não é permitido o treinamento de eleitor, por isso não se pode usar réplica da urna eletrônica;

? No dia da eleição o próprio eleitor pode levar sua cola;

? Proibido qualquer tipo de agravo ou ofensa pessoal, como por exemplo, música co chacota, usando a porca e nomes de pessoas;

? Está proibido o uso de apelidos, principalmente utilizando ? se nome de animais e/ou comidas;

? Está proibido o uso de paródias (alteração de letra de música já existente) ? Lei de direitos autorais;

? A altura de somem Brasileira deve ser de 70 decibéis. Já estão sendo providenciados aparelhos para medir o volume de som utilizado nas propagandas;

? A propaganda deverá ser realizada de 8 às 12 e de 14 às 20horas;

? Não pode haver propaganda (adesivo, por exemplo) em comércios e/ou locais de venda de qualquer natureza;

? Não se pode adesivar transporte público;

? Os carros que funcionam como táxi não podem ser adesivados;

? A coligação ?Rumo Novo com a força do povo? iniciará a campanha eleitoral a partir de amanhã (09/8/2012) e a coligação ?Brasileira é de todos? terminará a campanha no dia 03/10/2012;

? Dia 04/10/2012 não haverá propaganda eleitoral de nenhuma coligação;

? Não pode haver transporte de eleitor para comícios e/ou reunião política, o eleitor deve se manifestar livremente;

? Não haverá comício na Praça Central da cidade (Praça Antônio Nêgo);

? No dia da eleição o eleitor pode se manifestar livremente, usando propaganda silenciosa, uma blusa, boné, adesivo na blusa, mas não pode haver aglomeração, pois aí não será mais propaganda individual;

? Não pode haver transporte de eleitor no dia da eleição, somente os carros públicos poderão transportar os eleitores doentes.

O principal acordo realizado nesse termo de conduta foi o de que deverão ser evitados discursos com agressão pessoal, xingamento e baixaria, sendo o infrator da lei passível de responder a processo por injúria.

?Propaganda eleitoral é para divulgação de ideias, apresentação de propostas e projetos e não para ofender e desrespeitar as pessoas. Além do mais, os políticos são os representantes da população. Se não são capazes de respeitar o povo, o que será desse povo?? (Dr. João Damasceno ? Juiz da 11ª Zona Eleitoral).

Os acordos foram assinados pelos representantes das coligações. Esperamos agora o cumprimento de todas as normas para a tranqüilidade do povo de Brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES