Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Aspecto cultural de Cabeceiras do Piauí

Compartilhe



Cabeceiras do Piauí é conhecida como a terra dos carnaubais, pois grande parte da vegetação é formada por Carnaúbas. Não é a toa que a mesma encontra-se localizado no território dos carnaubais.

A carnaúba é uma árvore endêmica no semi-árido do Nordeste Brasileiro, conhecido como árvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para produção artesanal; adubação do solo e extração da cera trata-se, portanto de importante alternativa na composição da renda familiar, principalmente das comunidades rurais.

No município de Cabeceiras do Piauí a Carnaúba está na Bandeira do município Instituída como árvore símbolo, considerando a importância de promover a conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento do valor histórico, cultural e paisagístico da árvore, chamada Carnaúba.

Falando ainda em Cabeceiras do Piauí a Carnaúba fonte de renda familiar é muito utilizada a produção de palha isto no setor artesanal como: na confecção de chapéus, cestas, abanos, esteiras, vassouras entre outros. A palha da Carnaúba também é usada como alimentação animal, estes, em tempo de escassez come as folhas (palhas) das carnaubeiras pequenas, chamadas pindoba.

O tronco da Carnaúba também é muito utilizado na construção do teto de casas para pessoas de Baixa Renda.

Observando todos estes fatores socioeconômicos cultural foi criado em Cabeceiras do Piauí a Festa da Carnaúba, onde na oportunidade valoriza-se a beleza da mulher Cabeceirense e coloca-se como Destaque a Rainha da Carnaúba.

Em 2011. Realiza-se a 18ª Festa. Evento este, realizado pela Prefeitura Municipal e Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.














Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar