Aspecto cultural de Cabeceiras do Piauí

Aspecto cultural de Cabeceiras do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cabeceiras do Piauí é conhecida como a terra dos carnaubais, pois grande parte da vegetação é formada por Carnaúbas. Não é a toa que a mesma encontra-se localizado no território dos carnaubais.

A carnaúba é uma árvore endêmica no semi-árido do Nordeste Brasileiro, conhecido como árvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para produção artesanal; adubação do solo e extração da cera trata-se, portanto de importante alternativa na composição da renda familiar, principalmente das comunidades rurais.

No município de Cabeceiras do Piauí a Carnaúba está na Bandeira do município Instituída como árvore símbolo, considerando a importância de promover a conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento do valor histórico, cultural e paisagístico da árvore, chamada Carnaúba.

Falando ainda em Cabeceiras do Piauí a Carnaúba fonte de renda familiar é muito utilizada a produção de palha isto no setor artesanal como: na confecção de chapéus, cestas, abanos, esteiras, vassouras entre outros. A palha da Carnaúba também é usada como alimentação animal, estes, em tempo de escassez come as folhas (palhas) das carnaubeiras pequenas, chamadas pindoba.

O tronco da Carnaúba também é muito utilizado na construção do teto de casas para pessoas de Baixa Renda.

Observando todos estes fatores socioeconômicos cultural foi criado em Cabeceiras do Piauí a Festa da Carnaúba, onde na oportunidade valoriza-se a beleza da mulher Cabeceirense e coloca-se como Destaque a Rainha da Carnaúba.

Em 2011. Realiza-se a 18ª Festa. Evento este, realizado pela Prefeitura Municipal e Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES