Rota Ecológica de Cajueiro da Praia vai gerar emprego e renda para os jovens, diz prefeita Vânia Ribeiro

Rota Ecológica de Cajueiro da Praia vai gerar emprego e renda para os jovens, diz prefeita Vânia Ribeiro

Paraíso Ecológico | Cajueiro da Praia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um pedaço do paraíso brasileiro ainda não descoberto pelo turismo: assim é a Rota Ecológica no município de Cajueiro da Praia, em um dos trechos mais bonitos do litoral do Piauí. Peixe-boi marinho, aves nativas e migratórias, tartarugas marinhas, moluscos, crustáceos, vegetação de mangue e pescadores artesanais fazem parte do cenário paradisíaco do roteiro turístico.

A prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, o secretário de Turismo, Marcos Cazuza, e Carol Miranda, relações públicas da pousada BGK, participaram de uma excursão com o objetivo de conhecer e analisar o potencial turístico da Rota Ecológica, com passeios pelos rios Ubatuba, Carpino e Timonha.

Guiados pelo pescador Cláudio Ferreira de Souza, 41 anos, os gestores tiveram a oportunidade de visualizar os principais destaques do passeio, da qual o nativo realiza de forma sustentável há alguns anos, sempre com agendamento.  Souza conta com o incentivo do projeto Peixe-Boi Marinho.

Para a prefeita Vânia Ribeiro, a Rota Ecológica encantará os visitantes com os belos cenários de Cajueiro da Praia e, com a consolidação do roteiro turístico, vai gerar emprego e renda para os jovens. “Apoiamos essas iniciativas porque elas contribuem com a preservação ambiental, e ainda promovem o desenvolvimento do município com novos postos de trabalho para os jovens. Vamos contribuir para alavancar o ecoturismo em Cajueiro da Praia, terra muito abençoada no quesito belezas naturais”, comenta.

O secretário de Turismo, Marcos Cazuza, ressalta que a Rota Ecológica faz parte de um roteiro integrado com municípios cearenses. “Estamos em contato direto com as secretarias de Turismo de Chaval e Barroquinha, para criar esse roteiro integrado nos três municípios. A Rota Ecológica também vai ser integrada com a Rota das Emoções, envolvendo ações nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Atualmente, o passeio oferecido pelo pescador Cláudio Souza é feito apenas para atender a pequenos grupos de visitantes. A intenção desse mapeamento é viabilizar o passeio para mais pessoas, incluindo novos guias locais”, disse.

Cazuza pretende conversar com representantes do ICM-BIO, Projeto Peixe-Boi e Sebrae para apresentar o potencial turístico da Rota Ecológica. “Estarei indo aos órgãos levar mais essa proposta de ecoturismo no município. Além das exuberantes fauna e flora da região, o turista vai ver o trabalho diário dos pescadores e ainda conhecer como eles vivem por até três dias distante de casa, vivendo em barracas de palhas fincadas em ilhas ao longo dos rios, como apoio para os dias de pesca. É um roteiro realmente de contato com a natureza e com quem dela tira seu sustento diário”, pontuou.

Conhecedora de muitas cidades com roteiros ecológicos no Brasil, Carol Miranda, elogiou a iniciativa de se criar um novo roteiro em Cajueiro da Praia. “O turismo de Cajueiro da Praia e região revela, cada vez mais, as belezas naturais do destino, algumas ainda inexploradas. O passeio foi maravilhoso e demonstrou a importância do turismo integrado para fortalecer a Rota das Emoções. Praia, rio, mangue e outros espetáculos da natureza compõem esse cenário raro e inexplorado em Cajueiro da Praia. Agradeço ao convite da prefeitura e da secretaria de Turismo para experimentar mais um lindo local da cidade”, relata.




















Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES