Dra. Lara Soares esclarece sobre as novas regras para receber o Seguro-Desemprego

Dra. Lara Soares esclarece sobre as novas regras para receber o Seguro-Desemprego

Dra. Lara Sores | Eugênio Bringel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguro desemprego é o valor pago a quem está desempregado e de forma geral tem direito quem foi demitido sem justa causa.  Ocorre que com  a nova lei ,passam a vigorar algumas mudanças principalmente para aqueles que solicitam o benefício pela primeira. O Portal conversou com Dra. Lara Soares, advogada militante na seara trabalhista, que nos esclareceu  quais são essas mudanças.

“Muitas são as dúvidas dos trabalhadores acerca das novas modificações que trouxe a Lei 13.134/15 e alterou o art. 3O, sobre o direito a percepção do benefício, e o art. 4O, sobre os meses trabalhados e parcelas a receber. Dessa forma,  o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego pela primeira vez se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses, com direito a 4 parcelas. Vale ressaltar que se o trabalhador comprovar ter trabalhado no mínimo 24 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses terá direito a 5 parcelas.

Para poder pedir o benefício pela segunda vez, a lei estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade nos últimos doze meses, bem como fará jus ao recebimento de 03 parcelas. Já se o trabalhor requisitar o benefício pela terceira vez, a regra é a mesma de seis meses de trabalho.

Quanto as parcelas a receber, serão 3 se for comprovado vínculo empregatício de no mínimo 6 meses e, no máximo, 11 meses, no período de 36 meses; 4 parcelas se comprovado vínculo empregatício de no mínimo 12 meses e, no máximo 23 meses no período de referência, sendo este 36 meses; ou 5 parcelas se comprovado vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses”.

Dra. Lara esclarece ainda, que as modificações descritas na lei 13.134/15 já estão valendo desde 17/06/2015, data da sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES