Pacientes do CAPS II expõem produtos confeccionados por eles

Pacientes do CAPS II expõem produtos confeccionados por eles

Equipe do CAPS II com os usuários do Programa | Edna Gomes

Os pacientes do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) de Campo Maior promoveram na manhã desta quinta-feira (13), uma exposição dos trabalhos manuais ? tapetes, panos de prato, artesanato de peças com materiais recicláveis, entre outros produtos- produzidos durante as oficinas desenvolvidas no centro.

A exposição que aconteceu na Praça Luiz Miranda faz parte da programação ao Dia Mundial da Saúde Mental comemorada pela Secretaria Municipal de Saúde. As comemorações iniciou na segunda-feira, 10 com o café da manhã e o encerramento será na sexta-feira, 14, com grande caminhada pelas principais ruas da cidade.

De acordo com a psicológa do centro, Paloma Miranda, atualmente o Caps II oferece várias oficinas com o propósito de favorecer a humanização dos serviços de saúde mental com o processo de inclusão de portadores de transtornos mentais e de dependência de álcool e outras drogas.

?Esse trabalho é feito com profissionalização e capacitação dos usuários, propiciando a socialização desses segmentos e o estímulo a iniciativas de geração de renda?, enfatiza Paloma

Os trabalhos manuais são oferecidos aos pacientes de atendimento semi- intensivo desenvolvido pelo um grupo de profissionais, terapeuta ocupacional, educadora e artesã. ?As oficinas são de grande importância para os pacientes, pois por meio das artes manuais eles têm a oportunidade de se expressar?, afirmou Ana Brígida.

A educadora Bernadete Barros revela que os usuários têm a oportunidade de expor toda a sua criatividade, o talento natural através das peças que confeccionam. ?Muitos deles gostam de escrever, outros gostam de pintar, desenhar e alguns de leitura e diante as atividades que fazemos com eles cada um se identifica de forma particular.

A artesã Lícia Sampaio frisa que a iniciativa proporciona a autoconfiança, eleva a autoestima e estimula as diversas formas psíquicas como à atenção, concentração, coordenadora motora fina (tato), noção estética.

?Outro fator importante é que os usuários aprendem a ter noção sobre o custo das peças e o seu valor comercial, o que os tornarão verdadeiramente autônomos, pois é este o objetivo final do projeto?, afirma Lícia Sampaio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES