Pesquisa tem resultado negativo para malária

Pesquisa tem resultado negativo para malária

secretário Manin | Ascom/Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde ? SESAPI, através da 4ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior realizou pesquisa em alguns bairros da cidade numa ação preventiva, com a finalidade de detectar a presença do vetor transmissor da malária. Após a pesquisa realizada de 04 a 08 de novembro deste ano, emitiram relatório sobre a situação da cidade de campo maior no que tange a presença do vetor. Os resultados foram negativos.

Em Campo Maior a pesquisa foi realizada nos Bairros de Lourdes, São João, Paulo VI em residências e em locais de acúmulos de água como os rio e a barragem do Surubim e o açude Estrela, após suspeita de um caso. Segundo Francisco Marques Carneiro Neto, entomologista da 4ª Gerencia Regional de Saúde, a SESAPI tomou conhecimento de um caso suspeito de malaria, investigado e informado pelo município.

Foi realizada pesquisa larvária no Açude Lurdes, na barragem e no rio Surubim e os resultados foram negativos para Anofelinos. A malária é uma doença infecciosa febril aguda, grave, cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. A doença pode provocar problemas hepáticos, respiratórios, cardiovasculares, cerebrais e gástricos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES