Plano Viver sem Limites é lançado em Campo Maior

Plano Viver sem Limites é lançado em Campo Maior

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretária Estadual para Inclusão da Pessoas com Deficiência da SEID, Larissa Maia, juntamente com o prefeito Paulo Martins e a secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima lançaram na  segunda-feira (18/08) o Projeto “Viver Sem Limites”, voltado para pessoas com deficiência, no município, o primeiro a receber o projeto após a capital. A solenidade aconteceu no Espaço Bolsa Família da SEMDES.

“A gente só consegue desenvolver políticas públicas se a gente conhece e para conhecer precisamos saber da realidade, e só sabemos indo ao município.  Eu tenho que ir para saber quais são os enfrentamentos e como articuladora das políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência é uma honra está começando aqui por Campo Maior”, disse a secretária Larissa Maia.

O encontro serviu também para discutir os temas: A inclusão social, o acesso a educação,  a acessibilidade e a atenção a saúde. “Tudo isto numa única responsabilidade, o Plano Piauí Viver Sem Limites”, que é um plano federal, e em nível estadual foi pactuado em 2012 por meio de decreto e está sendo pactuado também com alguns municípios.

Discutimos aqui a viabilidade de como estas políticas públicas já elaboradas, existentes, devem acontecer na prática”, destacou a secretária.20140$818_100922As discussões serviram para a elaboração do Plano de Ação, que será trabalhado na região. Somente no Brasil existem 26% de pessoas com deficiência.

O Piauí registra quase  28%, dado acima da média nacional, Em Campo Maior, segundo os dados do IBGE/2010, possui 14.665 pessoas, que correspondem a 32% da população. A secretária Conceição Lima em seu discurso falou das políticas que o município desenvolve efetivamente na área social em favor da pessoa com deficiência com os grupos da APAE e da ADVIC. Ela apontou os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, e o CREAS que trabalham as ações.

“Nós estamos fazendo uma esforço grande para as coisas darem certo em Campo Maior”, pontuou o prefeito Paulo Martins. Presentes ao encontro também o secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Cap. Paz, a diretora de Gestão da SEID Helena Lima, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior Paulo Afonso, do Conselho da Pessoa com Deficiência, Luís Caldas, a coordenadora do SUS no município Mayara Loiola , o vereador Edvaldo Lima, a representante do Senac, um dos parceiros do município no Pronatec e na qualificação profissional de pessoas com deficiências Arlene Cavalcante, alunos do APAE, da ADVIC e outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES