Prefeito de Campo Maior Paulo Martins considera grave a nova queda do FPM

Prefeito de Campo Maior Paulo Martins considera grave a nova queda do FPM

Paulo Martins | Eugenio Bringel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Paulo Martins diz está preocupado com a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 1º decêndio do mês de setembro, será creditado nesta quinta-feira (10) com uma redução de 38% em relação ao mesmo período de 2014. Os municípios 0.6, que são 163 dos 224 de nosso Estado, receberão o valor de 103 mil reais, em detrimento aos 154 mil do ano passado.

O prefeito Paulo Martins já vinha dizendo que a crise é preocupantes e que é preciso muita organização e planejamento para enfrentar o momento financeiro que atravessa o país. “Os municípios são os mais afetados e consequente a população que vive nos municípios, sobretudo dos Estados mais pobres”, alerta o prefeito Paulo Martins.

Paulo Martins ressalta, porém, que sua gestão em Campo Maior vem adotando medidas econômicas para buscar o equilíbrio financeiro e também continuar com o ritmo de desenvolvimento com a execução de obras e serviços.

A grande maioria dos prefeitos manifesta-se a Associação Piauiense de Municípios (APPM) sem saber qual compromisso cumprir com esse valor. “Já estou mais que desesperado. Ano passado o valor dessa parcela já foi baixo e se acompanhasse pelo menos o aumento salarial esse ano deveria entrado no mínimo 168 mil. Se seguisse o IGPM seria 170 mil”, reclama o prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales.

Com este novo repasse, no acumulado de 2015 o FPM apresenta uma queda de 3,92% em termos reais, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesta análise não foram incluídos repasses extras de janeiro de 2014 e 2015 além do repasse extra de maio de 2015. Se desconsiderado também o repasse referente ao 0,5% de julho de 2015 a queda real do fundo é ainda mais expressiva: 5,48%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES