Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Samu vai iniciar atendimento até final de janeiro de 2009

Compartilhe

Uma equipe, liderada pelo coordenador estadual do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Telmo Mesquita, estiveram na última terça-feira em Campo Maior para avaliar a situação para a implantação do SAMU no município.

A Secretaria Municipal da Saúde, Gardênia Félix, acompanhou a equipe à base que a Prefeitura Municipal construiu para receber as 3 equipes que se revezaram no atendimento médico de urgência.

O Samu vai funcionar com 3 ambulâncias, que já se encontram na Secretaria de Saúde, com equipamentos e equipes já capacitadas. ?Estamos apenas esperando o Governo do Estado equipar e organizar a sala de estabilização que funcionará no Hospital Regional?, disse Gardênia Félix.

De acordo com o coordenador do Samu, Telmo Mesquita, o Estado necessita de mais tempo para adequar o Hospital e capacitar os funcionários que trabalharão na sala de estabilização. ?Viemos aqui em Campo Maior verificar o andamento da construção da base do Samu, e nos surpreendemos com a estrutura construída pelo prefeito Joãozinho Félix. Com certeza, quando estiver em pleno funcionamento, o Samu de Campo Maior será o melhor, mais amplo e bem equipado do interior do Piauí, servirá como modelo para o Estado?, declarou Telmo Mesquita.

Gardênia Félix adiantou ainda que o Samu de Campo Maior vai adquirir no início de 2009 uma moto que servirá para dar mais agilidade e suporte ao atendimento das ambulâncias. ?As motos vão otimizar muito o serviço, pois serão conduzidas por um enfermeiro e conterão equipamentos essenciais para os primeiros socorros?, disse a secretária municipal.

A expectativa é que o Samu de Campo Maior comece o atendimento até o final de janeiro de 2009.

O atendimento vai funcionar 24 horas através de chamadas gratuitas para o número 192. Nas centrais de regulação, técnicos identificam a gravidade da urgência e encaminham para o médico regulador, que avaliará que tipo de unidade (básica ou avançada) que deverá ser conduzida até o local.

Atualmente, o Samu está instalado em Parnaíba, com uma ambulância de suporte avançado (com UTI móvel) e duas básicas (mais simples, usadas para remoção de pacientes). Os municípios de Cocal, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Oeiras e Uruçuí contam, cada um, com uma ambulância básica. Em Piripiri, Picos e Floriano, o serviço funciona com uma ambulância básica e outra avançada. Em Teresina, são oito ambulâncias avançadas e duas básicas.

Também participaram da visita, a coordenadora do Samu de Teresina Clara Leal, a gerente de Apoio à Descentralização da Secretaria de Saúde (Sesapi), Cristiane Rocha e a coordenadora do Samu de Campo Maior, Anne Karrone.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar