Eleições 2012: Começou a corrida pró-2012 nos municípios.

Eleições 2012: Começou a corrida pró-2012 nos municípios.

Centro da Lagoa de São Francisco | Celsoliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ter passado o pleito eleitoral que definiu os chefes dos poderes executivos, nacional e estadual, além das bancadas de legisladores nos mesmos níveis, foi dada imediatamente a largada para as disputas a nível municipal. O processo que teve início com eleição dos padrinhos dos grupos políticos, os deputados estaduais, agora os legisladores municipais se articulam para a renovação das mesas diretoras das câmaras em todos os estados.

No Piauí, não seria diferente, portanto com o objetivo de fortalecer as próximas candidaturas para a disputa de 2012, que reformulará a administração dos municípios, os grupo de vereadores fazem os mais diversos cálculos para saírem cada um mais fortalecido de apoio do que o outro.

Em todos os municípios piauienses a movimentação é intensa e cada um tenta fazer o máximo para sair na frente, até porque poderá sair desta articulação definições que poderão mudar a vida social de muitas pessoas que direta ou indiretamente dependem da administração pública municipal.

Muitos municípios pequenos e de desenvolvimento atrofiado a exemplo de Capitão de Campos, Cocal de Telha e Lagoa de São Francisco, estes dois últimos com sérios problemas financeiros atrasando até a folha dos servidores, necessitam urgentemente de mudanças, apesar das expectativas não serem nada boas, pois mesmo com tantos problemas, o atual gestor detém o domínio sobre os legisladores que para sofrimento de todos, com exceção deles próprios, não é produtivo para o município.

Capitão de Campos, entre os três municípios citados, tem uma grande possibilidade de significativas mudanças devido ao potencial político que tem o atual presidente da câmara Neto Batista, vereador de vários mandatos e de muito conhecimento do povo além ser herdeiro político de um dos maiores líderes daquele município, o ex-prefeito João Batista (João Brígida ? in memória).

Ele poderá e tem potencial para partir para a participação dele em uma chapa majoritária, quer seja onde está na situação ou na oposição, esta última pensando no futuro, inclusive ver essa possibilidade com bons olhos.

O líder da oposição, João Francisco, disse que ver com grandes possibilidades a participação de uma liderança como o vereador Neto Batista para a soma de valores na futura chapa da oposição.

Para costurar esta complicada ?colcha de retalhos? foi escolhido o ex-vereador Zé Augusto da Silva, que conta com knowhow político, um grupo forte de políticos eleitos e lideranças locais, estaduais e federais além de acesso livre entre todos os grupos o que é de extrema importância em um processo de construção política.

Em Lagoa de São Francisco o caso requer mais aplicação, pois apesar de todos os problemas, a maioria dos vereadores deverá continuar de cabeças baixas obedecendo ao comando automático do atual gestor. No município, apenas dois vereadores cansados e desmotivados continuam na luta, até porque não conseguem mais enxergar além dos graves problemas do município.

A liderança da câmara deverá permanecer inalterada, fato que deixa os vereadores oposicionistas, de mãos atadas tendo que recorrer a lideranças fora de mandatos.

O ex-prefeito João de Deus e sua esposa a vereadora Iracema, serão a base para a construção de um grupo de oposição. Para este grupo trabalhar é preciso a injeção de novos sangues, fato não tão fácil de ser encontrado.

A população espera que apareça em breve novas pessoas de confiantes promessas para o desenvolvimento estruturante do município que hoje em dia não consegue nem mesmo fechar um convênio de qualquer natureza com instituições de apoio.

Já andam falando novos nomes como alguém da família do Dr. Nivaldo, ele que tem muito conhecimento da situação da administrativa da Lagoa, pois é proprietário de fazendas no município, a forte atuação do filho o advogado Dr. Nivaldo Ribeiro Filho na região, agora é aguardar as possibilidades, até porque também sua esposa, a professora Valdenita Ribeiro tem grande bagagem política/administrativa, foi eleita vereadora de vários mandatos no município de Capitão de Campos e só está afastada temporariamente da movimentação política devido ao grave estado de saúde de sua mãe que requer cuidados 24:00h em leito especial montado na casa da própria Valdenita Ribeiro.

O atual gestor da Lagoa de São Francisco não será candidato, haja vista que esta em seu segundo mandato.O próximo gestor a ser eleito, em 2012, deverá urgentemente montar uma equipe de projetos e desenvolvimento para trabalhar os mais variados convênios na tentativa de salvar a população da situação de miséria em que está vivendo e poderá passar mais pelo menos dois anos, caso a justiça não tome outra decisão, que seria a intervenção direta na administração que se encontra em colápso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES